Pesquisadores da Universidade de Rochester e da Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg criaram as portas lógicas mais rápidas de todos os tempos. Se o processo for lançado no mercado, os pesquisadores dizem que tornaria os computadores milhões de vezes mais rápidos.
Os computadores estão ficando cada vez mais rápidos. E essa velocidade desempenha um papel importante no tipo de computador que você compra. Atualmente, medimos computadores usando taxas de clock de gigahertz. No entanto, a criação da porta lógica mais rápida de todos os tempos poderia abrir a porta para taxas de clock de petahertz, onde 1 petahertz é igual a 1 milhão de gigahertz. A informação é do portal BGR.
Agora, esses números podem não significar muito para você se você não for um entusiasta do computador. Mas ter um computador que roda a 1 petahertz permitiria que ele essencialmente completasse um quatrilhão de operações computacionais a cada segundo. Isso tornaria a execução de aplicativos intensos tão fácil quanto cortar manteiga com uma espada a laser.
Mas como tudo isso começou? Bem, os pesquisadores estão procurando maneiras de criar eletrônicos extremamente rápidos há décadas. De fato, uma das buscas de longa data da ciência tem sido desenvolver eletrônicos e processamento de informações que possam operar perto das escalas de tempo mais rápidas que as leis da natureza permitem.
Foi essa busca que levou os pesquisadores a tentar usar um laser para guiar o movimento dos elétrons na matéria. Esse conceito é conhecido como eletrônica de ondas de luz, e parece que pode ser o futuro do processamento computacional. Usando pulsos de laser sincronizados, os pesquisadores criaram a porta lógica mais rápida de todos os tempos.
O que é uma porta lógica?
Mas o que torna essa descoberta tão importante? Bem, as portas lógicas são os blocos de construção básicos que precisamos para os cálculos. Como tal, eles controlam como um chip de computador processa as informações recebidas. Portanto, quanto mais rápidos eles forem, mais informações poderão processar por vez.
Essencialmente, as portas lógicas funcionam recebendo dois sinais de entrada e criando uma única saída. As portas lógicas processam informações que chamamos de bits, que vêm na forma de 0s e 1s. Para criar a porta lógica mais rápida de todos os tempos, os pesquisadores usaram dois pulsos de laser sincronizados como sinais de entrada.
Cada laser foi escolhido para estourar um portador de carga real ou virtual. Portadores de carregadores “reais” são elétrons que são excitados pela luz. Esses portadores permanecem em movimento direcional mesmo depois de desligar o pulso de laser. Os carregadores “virtuais”, por outro lado, só são acionados em movimento direcional quando o pulso do laser é ativado.
Como resultado, os pesquisadores criaram a porta lógica mais rápida de todos os tempos. E, pela primeira vez, a prova de que as portas lógicas podem operar em uma escala de tempo de femtosegundos (um milionésimo de bilionésimo de segundo ou mais rápido). Claro, os pesquisadores observam que levará anos até que esse tipo de processo seja viável para PCs de mercado. Mas, é intrigante ver que fazer tal progresso é possível.