InícioSaúdeEstudo diz que uma dúzia de ovos não impacta...

Estudo diz que uma dúzia de ovos não impacta colesterol de pessoas 50+

spot_img


Comer mais de uma dúzia de ovos fortificados por semana não teve um impacto negativo nos níveis de colesterol em comparação com uma dieta sem ovos entre adultos com 50 anos ou mais, de acordo com um estudo recente.

O estudo fornece mais evidências de que os ovos – anteriormente considerados uma causa indesejada de colesterol alto – podem ser incluídos em uma dieta saudável e equilibrada, mesmo para pessoas com maior risco de doenças cardíacas.

No estudo, 140 adultos com mais de 50 anos, que também tinham doenças cardíacas ou pelo menos dois fatores de risco para desenvolvê-las, seguiram uma dieta sem ovos (menos de dois ovos por semana) ou uma dieta que incluía mais de 12 ovos fortificados por semana. Os ovos fortificados contêm quantidades adicionais de vitaminas (como vitamina D) ou ácidos graxos ômega-3, geralmente adicionados às rações das galinhas. Os níveis de colesterol dos participantes foram monitorados no início do estudo e novamente após quatro meses.

Os resultados não mostraram nenhuma mudança significativa nos níveis de HDL (colesterol “bom”) ou LDL (colesterol “ruim”) entre os dois grupos, sugerindo que comer pelo menos 12 ovos fortificados por semana não teve efeitos negativos nos níveis de colesterol.

Os ovos fortificados foram escolhidos porque podem conter níveis mais altos de “vitaminas D, B e E, ácidos graxos ômega, iodo, além de menos gordura saturada”, explicou a Dra. Nina Nouhravesh, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Clínica Duke em Durham, Carolina do Norte, e autora principal do estudo.

Nouhravesh observou que, no estudo, entre pacientes com “doenças cardíacas ou em risco de desenvolvê-las, o consumo de 12 ovos fortificados por semana não teve um impacto negativo no colesterol ao longo de 4 meses, em comparação com pacientes em uma dieta sem ovos”.

“O mito urbano de que os ovos são prejudiciais ao coração persiste. Embora não seja totalmente infundado, as diretrizes dietéticas atualizadas removeram a recomendação anterior de limitar o colesterol alimentar, já que isso não teve um grande impacto no colesterol total. O colesterol está principalmente na gema do ovo”, comentou o Dr. James O’Keefe.

“À medida que envelhecemos, precisamos de mais proteína para manter a massa muscular. A massa muscular e a força física são importantes para o envelhecimento saudável. Os ovos são uma fonte acessível e amplamente disponível de proteína”, acrescentou O’Keefe.

Embora os ovos sejam uma fonte nutritiva de proteína para a maioria das pessoas, é importante que cada indivíduo discuta com seu médico se uma dieta rica em ovos é apropriada, considerando seus níveis de colesterol e necessidades alimentares específicas.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui