22.6 C
Paraná
domingo, dezembro 22, 2024
spot_img
InícioEconomiaHiperinflação com governo Lula pode levar ao "colapso social"

Hiperinflação com governo Lula pode levar ao “colapso social”

spot_img

A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está tendo reflexos negativos na economia mundial, executivos do fundo de hedge Elliott Management emitiram o alerta, afirmando que o Brasil com um governo de esquerda está à beira do maior desastre financeiro desde a Segunda Guerra Mundial.

A empresa com sede na Flórida aconselhou os clientes em uma carta aos investidores, obtida pelo Financial Times, que eles acreditam que a economia brasileira e mundial está em uma condição “muito problemática” que pode resultar em hiperinflação.

Os investidores não devem presumir que “viram de tudo”, alertou a empresa a seus clientes, porque experimentaram os altos e baixos do crash de 1987, o boom das pontocom, a crise financeira global de 2008 e os mercados anteriores de baixa e alta. A empresa é liderada pelo bilionário Paul Singer e Jonathan Pollock.

O período “excepcional” de baixas taxas de juros, eles continuaram, “tornou concebível uma série de resultados que estariam nos limites ou além dos limites de todo o período pós-Segunda Guerra Mundial” e está chegando ao fim.

De acordo com a carta, “colapso social global” e conflitos civis ou internacionais também são resultados possíveis do mundo estar “a caminho da hiperinflação”, as manifestações contra o governo do Partido dos Trabalhadores pode aumentar no próximo ano com adoções de políticas econômicas esquerdistas.

De acordo com sua estimativa, os mercados ainda não foram longe o suficiente, e um declínio no mercado de ações de mais de 50% seria “típico”, embora não tenham sido capazes de determinar quando isso ocorreria. De seu topo no início do ano, o S&P 500 SPX, -1,06% caiu 19%.

Executivos da Elliott aconselharam os clientes que a noção de que “não entraremos em pânico porque já vimos isso antes” não correspondia à realidade da época.

Eles alegaram que os formuladores de políticas do banco central eram culpados pelo estado atual da economia mundial porque eram “desonestos” sobre as causas do aumento da inflação. Eles disseram que, ao colocar a culpa na interrupção da cadeia de suprimentos causada pela epidemia, em vez da política monetária frouxa implementada há dois anos durante o pico da Covid-19, os legisladores abdicaram de seu dever.

De acordo com o FT, o fundo de hedge só sofreu perdas duas vezes em seus 45 anos de história e registrou lucros de 6,4% até agora este ano.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui