17.5 C
Paraná
quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img
InícioCiênciaJames Webb tira fotos dos anéis de Saturno

James Webb tira fotos dos anéis de Saturno

spot_img

A primeira imagem oficial de Saturno feita pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST) não decepciona.

A NASA entregou uma imagem deslumbrante do JWST que mostra o planeta dos anéis sob uma luz totalmente diferente. A fotografia, capturada em 25 de junho pelo instrumento NIRCam (Fechar câmera infravermelha) do observatório, “agora está fascinando os especialistas”, disseram as autoridades da NASA em uma representação fotográfica.

“Como o gás metano absorve quase toda a luz solar que incide na atmosfera, Saturno parece extremamente escuro neste comprimento de onda infravermelho observado pelo telescópio”, acrescentaram. No entanto, os anéis frios permanecem geralmente esplêndidos, levando ao surpreendente aparecimento de Saturno na imagem de Webb.”

A imagem recentemente entregue foi capturada durante um esforço de observação de Saturno JWST de 20 minutos. As imagens brutas do JWST que foram enviadas para o feed JWST do site não oficial nos deram uma prévia dos resultados da campanha alguns dias atrás. A imagem mais recente demonstra como o processamento tem um impacto significativo.

A nova imagem mostra claramente os anéis de Saturno, mas também mostra Encélado, Dione e Tétis, três das 145 luas conhecidas de Saturno.

Encélado é excepcionalmente atraente para os astrobiólogos, porque o satélite é lembrado por ter uma extensão de água fluida sob sua casca gelada. Gêiseres perto do pólo sul da lua liberam parte de sua água subterrânea no espaço. Essas características dramáticas foram descobertas pela sonda Cassini da NASA em 2005 e foram recentemente observadas pelo JWST.

Os astrônomos poderão ver algumas das primeiras estrelas e galáxias do universo graças à capacidade do JWST de perscrutar o tempo profundo. De qualquer forma, como mostra a nova foto de Saturno, o observatório também pode observar protestos muito mais perto de casa.

Com certeza, o telescópio de US$ 10 bilhões também tirou fotos incríveis de Urano e nos deu perspectivas extraordinárias de Júpiter e suas auroras polares. Além disso, o JWST está apenas começando: o observatório foi lançado em 25 de dezembro de 2021 e iniciou as tarefas científicas no verão anterior.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui