23.3 C
Paraná
terça-feira, maio 21, 2024
InícioGeralLitoral paranaense tem 91% das águas limpas para banhistas

Litoral paranaense tem 91% das águas limpas para banhistas

spot_img

O quinto boletim semanal de balneabilidade apontou que 60 dos 66 pontos monitorados pelo órgão (91%) estão identificados como próprios aos banhistas, com aumento de áreas recomendadas no Litoral (trecho do Balneário Olho D’água, em Pontal do Paraná, e trecho da Praia Brava de Caiobá próximo à Rua Alvorada, em Matinhos), que têm causado uma boa impressão aos veranistas.

No Litoral, os únicos pontos considerados impróprios são um trecho de 250 metros à direita do trapiche da Praia de Encantadas, na Ilha do Mel, o trecho da praia central de Guaratuba próximo à Rua Alois Cicatka e a Ponta da Pita, em Antonina. Morretes apresenta 100% de balneabilidade, seguido por Matinhos (93%), Guaratuba (93%), Pontal do Paraná (91%) e Ilha do Mel (83%).

A qualidade das águas e areias do Paraná tem sido aprovadas pelos visitantes. Há 15 anos, a odontopediatra Fabíola Giordani Maestro, de Rolândia, passa as férias em Caiobá e considera que esta temporada tem sido a com melhor estrutura e limpeza. “Esse ano eu acho que foi a melhor estrutura tanto para o banhista quanto para quem caminha no calçadão. Eu fico na praia até o fim do dia e até agora não vi lixo, sem contar que visualmente a praia está linda”, disse.

Acostumado a passar as férias nas praias de Santa Catarina, o decorador e professor Juliano Sabatine, de Rosário do Ivaí, foi convencido por amigos a curtir a praia de Caiobá. Após alguns dias de folga, ela já considera retornar na próxima temporada. “A última vez que havia vindo foi em 2008 e um amigo me convidou dizendo que as praias paranaenses estavam mais limpas que as de Santa Catarina, e realmente eu tive o prazer de estar aqui e comprovar. Minha mãe e minhas filhas estão com uma praia marcada para outro lugar nós já estamos mudando os planos”, disse.

O servidor federal Luciano Barfnecht, de Palmas, começou a frequentar as praias de Matinhos para visitar os pais, que decidiram morar na praia após a aposentadoria há cerca de oito anos. “Desde que meus pais vieram para cá eu tive mais contato com o Litoral paranaense e nesse período observei uma melhoria grande da faixa de areia, do pavimento e da infraestrutura. Além das praias serem limpas, o mar é mais quente e agradável”, opinou.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui