O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou recentemente uma medição que destacou os esforços para diminuir o impacto ambiental das obras de duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469), em Foz do Iguaçu.
A construção de passagens aumentou de 18% para 38% e os projetos de melhoria ambiental foram concluídos em 52%. Haverá três caminhos para os animais passarem de um lado a outro da rodovia. Duas delas são passarelas de fauna com 46 metros e 65 metros de extensão e se assemelham a galerias celulares. Eles permitirão que os animais atravessem sob a rodovia. Além disso, o vão livre da nova Ponte do Rio Tamanduá servirá como meio de deslocamento da fauna.
A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) parte do princípio de que os projetos devem ser executados da forma mais ecológica possível. Consequentemente, desde o início da obra em setembro de 2022, o foco da obra tem sido essencialmente centrado em empreendimentos naturais. Além do monitoramento arqueológico, o DER/PR faz o manejo da fauna e o controle de atropelamentos.
Obras de arte especiais (OAEs), que chegaram a 16%, são outro serviço que vem avançando significativamente, segundo a medição. Serão uma ponte sobre o Rio Tamanduá, quatro viadutos e cinco OAEs ao todo. A obra está 9,65% concluída após incluir serviços de terraplenagem, pavimentação, calçadas, ciclovias, iluminação e sinalização.
Nos km 2+260 (em frente ao Condomínio Ritz Cataratas), km 3+970 (acesso ao bairro Remanso) e km 7+640 (próximo ao Movie Cars), os viadutos estão em construção. Adicionalmente, trechos marginais serão utilizados para organizar o tráfego local, e o projeto incluirá um viaduto de acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu no km 6+760. Além da volta em nível no km 8+585, as voltas serão feitas sob os viadutos nos kms 2+260, 3+970, 6+700 e 7+640.
Já foram iniciadas as obras de forma proativa em 7,12 km dos 8,7 km que serão copiados na BR-369, entre a porta de entrada do Parque Público do Iguaçu e o trevo de entrada para a Argentina. A parceria entre o governo do estado, por meio da SEIL, do governo federal, e a Itaipu Binacional, com a hidrelétrica responsável pelos recursos, resultou no investimento de R$ 129,66 milhões na Rodovia das Cataratas. Março de 2024 é o prazo para entrega.
O empreendimento prevê a duplicação da via expressa atingindo os dois lados, possuindo toda a opção de seguir até o acesso ao Parque Público do Iguaçu. Uma barreira de concreto com largura total de 0,61 metros, um acostamento interno de 0,60 metros e um acostamento externo de 2,00 metros separam as duas pistas, cada uma com 3,60 metros de largura. Nas vias laterais serão encontradas calçadas com 1,60 metros, faixa de rodagem com 7,00 metros, ciclovias bidirecionais com 3,00 metros no nível da via ou calçadas compartilhadas com largura média de 3,00 metros.