Melhor maneira de empilhar lenha

0
(Foto: Miguel Henriques)
Publicidade

É um trabalho agradável empilhar lenha. É pacífico e até reflexivo. A árdua e ocasionalmente arriscada tarefa de derrubar árvores com motosserra está concluída. A laboriosa divisão manual ou mecânica está terminada. A parte simples e satisfatória vem a seguir. A lenha é empilhada e deixada para secar e se tornar combustível pelo sol, vento e tempo. Enquanto desfruta do cheiro terroso e pungente da madeira e da maneira como sua superfície recém-dividida reflete a luz do sol, basta pegar cada graveto e enchê-lo com outro. Aproveite o processo enquanto você toma seu tempo. Era seu direito.

Abaixo estão três pilhas simples. No entanto, para ajudá-lo a mover e manusear sua lenha da maneira mais eficaz, fornecemos sugestões de carrinhos, bem como planos para um galpão de madeira e um rack. Além disso, incluímos alguns conselhos adicionais para ajudá-lo a coletar e queimar lenha.

Empilhar lenha serve a dois propósitos. O primeiro passo é secá-lo até aproximadamente 20% de umidade por peso. De acordo com a pesquisa, você não precisa de madeira muito mais seca do que isso. O grão final da madeira é onde a maior parte de sua umidade é liberada, então empilhar a madeira de modo que o grão final fique exposto ajuda a aproveitar o calor do sol e brisas refrescantes. Manter a madeira o mais acessível possível é o segundo objetivo. Ela precisa ser movida para dentro da casa a partir da pilha. Portanto, empilhe a madeira de forma que seja relativamente fácil de acessar e receba o máximo possível de luz solar e circulação de ar. Obviamente, se você tiver tempo e dinheiro, um galpão de madeira aberto é a melhor opção porque levanta a madeira do chão, mantém a umidade fora do topo e permite a entrada de luz solar e ar suficientes para secá-la rapidamente. Se você preferir construir o seu próprio, temos planos para um galpão de madeira que nos serviu bem por mais de uma década).

O pilar no final é uma das pilhas com a história mais longa. A sua força reside na sua simplicidade. Você constrói um único pilar ou dois pilares empilhados em cada extremidade. Você pode construir os pilares finais e depois empilhar a lenha entre eles, ou pode construir um pilar final, começar a empilhar a madeira contra ele, adicionar o outro pilar final e então empilhar a madeira até que esteja toda empilhada. Ambas as abordagens funcionam.

A roda é outra pilha que não é muito difícil de construir, mas requer alguma experiência para construir corretamente porque você não pode dizer quanta madeira será necessária até que você construa uma. Marque a circunferência do círculo com uma estaca central, um barbante e um pedaço de pau e empilhe três ou quatro toras de madeira ao longo do perímetro. Empilhe os gravetos no ponto focal do círculo livremente, com bastante espaço de ar, e posicione os gravetos para cima, permitindo que a água escorra de cada pedaço. Então, como antes, adicione madeira adicional ao centro e empilhe mais três ou quatro toras altas ao redor do perímetro. Continue fazendo isso até que a rodada termine.

O Holz Haus é um design alemão quase idêntico ao redondo com uma distinção significativa. O termo “Holzhaus” significa “casa de toras” ou “casa de madeira”. A madeira é empilhada firmemente por dentro e muito firmemente ao redor do perímetro. Quando você chega ao topo da circunferência, você arruma bem uma cobertura de madeira que se inclina para atuar como um telhado e permite que a chuva e a neve derretam.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui