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Ministério dos Transportes abre caminho para a volta do pedágio

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Renan Filho, ministro dos Transportes, confirmou nesta quarta-feira, 12 de abril, que o modelo de concessão dos dois primeiros lotes de rodovias do Paraná contará com a caução do transporte apenas se o desconto no teto do pedágio for superior a 18%. Este foi o resultado de uma série de conversas e incidentes com o Governo do Estado. Maiores descontos nas tarifas serão incentivados pela expansão da curva esportiva.

Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, houve um grande debate público sobre a construção da maquete que está em leilão para baratear o pedágio no estado. O compromisso de limites acima de 18% na arrecadação foi uma conquista extraordinária da área útil e de toda a população paranaense com o objetivo de termos um custo menor”, pressionou.

“O ministério tratou dessa negociação, que estamos fazendo desde o início desta nova gestão. Além disso, esse modelo garante as obras que o Paraná tanto precisa e está sendo feito com lisura, ao contrário das concessões predominantes”, afirmou o representante titular. “O Paraná mais uma vez se destaca como modelo de construção de um modelo pautado pelo diálogo e inclui rodovias federais e estaduais, garantias, tarifas moderadas e construção significativa de estradas. Atualmente, precisamos acelerar essa interação rapidamente. Todos os paranaenses podem se orgulhar disso.

O ministro disse ainda que o cronograma de publicação do edital e da sessão de leilão dos dois primeiros lotes de rodovias será definido após o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de uma viagem à China durante audiência pública na Rodoviária e Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados.

De acordo com Renan Filho, o leilão dos dois primeiros lotes no Paraná, previsto para ocorrer ainda este ano, será a primeira concessão rodoviária realizada pelo atual governo. O modelo deve ser recriado nas concessões de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. ” O novo modelo de concessão do Paraná, que deve ser replicado no Brasil, me deixa muito animado. Porque “ele busca eficiência de uma concessão que leva a leilões federais e estaduais para garantir menor pedágio com mais investimentos”

“Uma modernização está em andamento. O ministro afirmou: “Esta negociação mostra que o governo federal e o governo do Paraná estão em sintonia e compartilham os mesmos objetivos.” Buscamos tarifas mais moderadas e investimentos robustos para reestruturar a infraestrutura rodoviária do Paraná por causa da alta custo de pedágios em vários estados.

Sandro Alex, secretário estadual de infraestrutura e logística, enfatizou que o programa de concessões desenvolvido pelo Paraná e pelo governo federal será um modelo para o país. O que sempre defendemos está garantido por essa curva de contribuição mais elevada: limites de pedágio mais expressivos, com uma taxa justa que garanta as obras fundamentais de nossas rodovias, com prazo de execução decidido, não obstante venda direta em Bolsa”, disse .

Das seis partes combinadas, as duas primeiras já foram examinadas pelo Tribunal de Contas da Burocracia e, após passar por algumas definições, aguardam o aval do governo central para serem disponibilizadas para compra. O TCU está analisando os quatro trechos restantes.

São 3.300 quilômetros de rodovias federais e estaduais abrangidos pelo programa de concessões, dos quais 1.782 quilômetros devem ser duplicados. Nos primeiros anos do contrato de 30 anos, estão previstos investimentos de R$ 50 bilhões para as obras.

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