InícioCulturaMuseus do Paraná vão abrir no Carnaval; veja os...

Museus do Paraná vão abrir no Carnaval; veja os horários e confira as exposições

spot_img

Sem folia nas ruas, uma opção para o feriado de Carnaval é uma visita aos museus do Paraná. A maioria estará aberta quase todos os dias. Confira os horários de funcionamento e programe sua visita aos espaços Culturais do Governo do Estado.

Museu de Arte Contemporânea (MAC-PR) – Temporariamente em funcionamento no Museu Oscar Niemeyer (MON), o espaço reúne obras de artistas paranaenses e franceses na exposição “Enquanto Tudo Queima”, que retoma o caráter político da linguagem poética. A mostra se desdobra na Sala Adalice Araújo, na sede da Superintendência-Geral da Cultura, no Centro de Curitiba.

Museu do Expedicionário (MEX) – Um dos museus temáticos mais completos do país, tem em seu acervo documentos, armas, munições, fotos e equipamentos da Segunda Guerra Mundial.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) – Além da sala dos anos 80 e 90, que traz peças do acervo num cenário retrô, o museu tem duas exposições que agradam variadas gerações: “Fragmentos Teatro de Bonecos Dadá”, com os icônicos bonecos da companhia Dadá, e a mostra fotográfica “Diálogos com o Tempo”, a primeira com audiodescrição.

Museu Paranaense (Mupa) – O Mupa apresenta a mostra de longa duração “Ephemera/Perpétua”, que relaciona parte de seu acervo com a arte e o pensamento contemporâneos, e exposições permanentes com foco em História, Antropologia e Arqueologia. A sala “Noite das Ideias” traz ao público obras dos artistas Santídio Pereira, Alex Červený e do Movimento dos Artistas Huni Kuin (Mahku). Os visitantes ainda podem conferir “Isto Não É Um Nísio”, proposta de Tony Camargo em diálogo com o trabalho do pintor Arthur Nísio, e “Eu Memória, Eu Floresta: história oculta” sobre a história da erva-mate.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) – Com a exposição “Dois Tempos, um mesmo olhar” o MCAA ressalta a força e atualidade das obras de Alfredo Andersen ao colocá-lo em fricção com o trabalho de Alexandre Frangioni. Ainda que estejam separados por um século, há um surpreendente diálogo entre os dois artistas.

Museu Oscar Niemeyer (MON) – Várias exposições estão em cartaz atualmente neste que é o maior museu de arte da América Latina. São elas: “Da Vinci Experience e suas invenções”; “O Labirinto da Luz”, de Orlando Azevedo; “Forma e Matéria”, de Claudia Moreira Salles; “Afinidades”; “OSGEMEOS: Segredos”; “Mens Rea: A Cartografia do Mistério”, de Mac Adams; “África, Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Espaço Niemeyer”; “Cones” e obras do Pátio das Esculturas.

Para seguir por dentro das notícias sobre os museus e centros culturais do Estado, acompanhe o perfil @cultura_parana no Instagram, Superintendência da Cultura no Facebook ou acesse o site www.comunicacao.pr.gov.br.

Veja a programação dos museus:

Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui