Com muito pouco tempo restante, a NASA está “redirecionando” a primeira missão de um parceiro privado para a região polar sul da lua. De acordo com a Intuitive Machines, com sede no Texas, a nova atribuição é uma “vitória significativa” para o programa Artemis, e a empresa está lidando com isso com graça.
Depois de receber um contrato da NASA em maio de 2019, o pouso revisado faz parte da missão IM-1 da Intuitive Machine para pousar o lander Nova-C da empresa na superfície da Lua. O objetivo inicial era pousar Nova-C em Reiner Gamma, um dos misteriosos redemoinhos lunares que podem ser vistos da Terra no lado oeste da Lua. Antes que a missão tripulada Artemis chegue à área no final desta década, a Nova-C deve pousar no pólo sul da Lua, que pode conter uma riqueza de dados científicos.
Previa-se que a sonda da Intuitive Machines seria lançada em março e atingiria a superfície lunar em abril. A data do lançamento do módulo de pouso estacionário de Cabo Canaveral, na Flórida, em um foguete SpaceX Falcon 9 ainda não foi anunciada. Dito isto, dada a data de desembarque revisada de junho, provavelmente ocorrerá em maio. Não é muito tempo para a Intuitive Machines se ajustar, mas a empresa não parece se incomodar com a mudança repentina de localização.
O cofundador, presidente e CEO da Intuitive Machines, Steve Altemus, declarou em um comunicado à imprensa: “O redirecionamento do local de pouso da missão IM-1 da Intuitive Machines é uma prova de nosso compromisso coletivo de apoiar o Programa Artemis da NASA e o avanço da exploração lunar para o benefício da humanidade .” A aceitação da responsabilidade histórica e científica de trazer os Estados Unidos para a região lunar do Pólo Sul pela primeira vez é uma honra para a Empresa.
Em 2019, a NASA deu à Intuitive Machines um contrato no valor de $ 77,5 milhões para levar Nova-C à Lua até julho de 2021. Reiner Gamma em Oceanus Procellarum, o local de pouso inicial, foi escolhido devido à sua topografia plana. A agência espacial decidiu mudar o pouso da Nova-C para junho de 2023 e mudar o local de pouso conforme os objetivos das missões Artemis se tornassem mais claros.
O Nova-C coletará dados científicos na área por um dia lunar enquanto carrega cinco cargas úteis da NASA; Durante este breve período ao sol, espera-se que a máquina – um cilindro hexagonal alto sustentado por seis pernas – dure cerca de 14 dias terrestres. Os dados resultantes podem ser úteis para as próximas missões Artemis, a terceira das quais deve enviar uma tripulação à Lua em algum momento da próxima década.