22.5 C
Paraná
sábado, setembro 7, 2024
spot_img
spot_img
InícioCiênciaUm inferno foi literalmente descoberto

Um inferno foi literalmente descoberto

spot_img

Na Terra, os cientistas descobriram o Inferno. Para ser mais preciso, Inferno na Terra.

Pesquisadores da Universidade do Texas descobriram uma camada de rocha derretida escondida sob as placas tectônicas da Terra, cerca de 160 quilômetros abaixo da superfície e excedendo 1.400 ºC em um novo estudo publicado na revista Nature Geoscience.

As novas descobertas demonstram a extensão global da camada derretida e sua conexão com as placas tectônicas, contradizendo as teorias anteriores de que o derretimento fundido existia em regiões isoladas. A camada é uma parte da astenosfera, que está localizada no manto superior e fica abaixo das placas tectônicas da Terra. Ele fornece a topografia necessária e cria um limite relativamente suave que permite que as placas se movam pelo manto. As camadas superiores da Terra seriam muito rígidas para suportar o movimento das placas tectônicas sem a suavidade.

De acordo com Junlin Hua, pesquisador principal da Jackson School of Geoscience da Universidade do Texas, em um comunicado à imprensa, “quando pensamos em algo derretendo, pensamos intuitivamente que o derretimento deve desempenhar um papel importante na viscosidade do material”. No entanto, descobrimos que mesmo quando a fração de fusão é bastante alta, ela tem muito pouco efeito no fluxo do manto.

Isso indica que o calor e a rocha do manto influenciam o movimento das placas tectônicas, reduzindo a proeminência da camada fundida. De acordo com Hua, apesar do fato de que a maior parte do interior da Terra é sólida, “durante longos períodos de tempo, as rochas podem se deslocar e fluir como mel”.

As placas tectônicas não são afetadas pela camada de fusão. A camada, de acordo com o coautor Thorsten Becker, é mais um subproduto dos processos da Terra.

Em um comunicado à imprensa, o co-autor Esteban Gazel, da Cornell University, afirma: “Através deste estudo, não apenas temos uma compreensão muito melhor da dinâmica interna do planeta, mas também das propriedades físicas de uma camada limite que é realmente crítica. para tudo, incluindo a vida na Terra.”

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui