15.9 C
Paraná
domingo, junho 23, 2024
InícioDestaquesNovo mapa mostra 4,4 milhões de galáxias

Novo mapa mostra 4,4 milhões de galáxias

spot_img

Um novo mapa do céu noturno acaba de ser divulgado pela primeira vez. A foto, publicada por cientistas da Universidade de Durham, mostra uma imagem incrivelmente detalhada de milhões de galáxias e objetos espaciais. A informação é do portal da CBS News.

Muitas das 4,4 milhões de galáxias capturadas na foto contêm buracos negros massivos ou estão gerando novas estrelas em altas velocidades. A maioria das manchas de luz visíveis na imagem está a bilhões de anos-luz de distância da Terra, de acordo com os cientistas. Alguns dos objetos mais raros capturados na imagem incluem galáxias em colisão e estrelas em chamas na Via Láctea.

Os pesquisadores usaram um radiotelescópio europeu para capturar 3.500 horas de observações – dados suficientes para preencher 20.000 laptops. Eles descobriram quase um milhão de novos objetos.

“Cada vez que criamos um mapa, nossas telas são preenchidas com novas descobertas e objetos que nunca foram vistos pelos olhos humanos”, disse o astrônomo Timothy Shimwell, da ASTRON e da Universidade de Leiden, em um comunicado. “Esta versão é apenas 27% de toda a pesquisa e prevemos que levará a muitos outros avanços científicos no futuro”.

Um tesouro de novas descobertas à medida que uma nova imagem incrível revelando 4,4 milhões de galáxias é tornada pública; o mais novo lançamento de dados @LOFAR é tornado público hoje e revela uma imagem de rádio incrivelmente detalhada: https://t.co/IdXtlO5eCj pic.twitter.com/qqWWb3rTIt

— ASTRON (@ASTRON_NL) 25 de fevereiro de 2022

Foto: LOFAR

“Abrimos as portas para novas descobertas com este projeto, e trabalhos futuros irão… pós-processar os dados com resolução 20 vezes melhor”, acrescentou a cientista da Universidade de Durham, Dra. Leah Morabito.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui