15.9 C
Paraná
domingo, junho 23, 2024
InícioEconomiaO Dow está subindo enquanto as grandes empresas de...

O Dow está subindo enquanto as grandes empresas de tecnologia descem

spot_img

Na semana passada, fornecemos um conto de dois mercados. Um aumento no Dow Jones Industrial Average o colocou no caminho certo para sua leitura de outubro dos máximos de todos os tempos para ações blue chip. A falência pontocom no início dos anos 2000.

“Eles estão jogando um cabo de guerra”, disse Dan Suzuki, vice-diretor de investimentos da Richard Bernstein Advisors (RBA), em entrevista por telefone.

O lucro tornou-se um grande empecilho para o desempenho do setor de tecnologia, especialmente para empresas de grande capitalização. Para todo o resto, os mercados estão sobrevendidos no curto prazo e otimistas sobre as expectativas de que o Federal Reserve e outros grandes bancos centrais globais serão menos agressivos no aperto da política monetária daqui para frente. As visualizações estão ficando mais fortes, disse ele. Informações do portal market watch.

O que está dizendo é que o setor de tecnologia sensível à taxa de juros normalmente se beneficiaria de um afrouxamento das expectativas de uma política monetária mais apertada, de acordo com a Suzuki. A Suzuki acredita que as ações de tecnologia provavelmente passarão por um período prolongado de desempenho inferior em comparação com seus pares depois de liderar o mercado nos 12 anos anteriores, um desempenho que foi limitado por ganhos crescentes após o início da pandemia de COVID-19 em 2020.

De acordo com a Suzuki, o RBA vem alegando que há “uma grande bolha dentro de grandes áreas do mercado de ações” há mais de um ano. Acreditamos que a bolha está estourando e acreditamos que provavelmente ainda há mais por vir.

O Dow DJIA, +2,59% subiu quase 830 pontos, ou 2,6%, na sexta-feira para parar em um excesso de dois meses e registrar uma vantagem semanal de mais de 5%. A vantagem de outubro do medidor blue-chip se transformou em 14,4% na sexta-feira, o que pode marcar sua vantagem mensal mais poderosa quando você considera janeiro de 1976 e seu maior impulso ascendente de outubro no relatório se for mantido até o fechamento de segunda-feira, em de acordo com o Dow Jones Market Data.

Embora tenha se tornado uma semana difícil para muitas das maiores feras da Big Tech, o Nasdaq Composite COMP, +2,87% e setores associados à tecnologia subiram acentuadamente na sexta-feira. O Nasdaq, pesado em tecnologia, teve uma vantagem semanal de mais de 2%, ao mesmo tempo que o S&P 500 SPX, +2,46% subiu quase 4% na semana. Mas o Nasdaq está substancialmente abaixo do desempenho do Dow em outubro, com uma vantagem mensal de 5%.

O fator Dow de 9,4% superando o desempenho do Nasdaq até este ponto em outubro está indo na direção certa para ser o mais poderoso quando você considera fevereiro de 2002.

As grandes empresas de tecnologia viram sua capitalização de mercado diminuir em mais de US$ 255 bilhões durante a semana passada. Em meio a um aumento de sexta-feira, a Apple Inc. AAPL, +7,56% conseguiu evitar a carnificina, pois os investidores pareciam estar bem com um relatório de ganhos misto. As ações da Amazon.com Inc. AMZN, -6,80%, do Google Alphabet Inc. GOOG, +4,30% GOOGL, +4,41%, e Microsoft MSFT, +4,02% caíram devido a uma série de lucros abaixo do esperado.

De acordo com a Dow Jones Market Data, as cinco corporações perderam juntas US$ 3 trilhões em capitalização de mercado este ano.

Os aumentos agressivos das taxas de juros do Fed e de outros grandes bancos centrais prejudicaram mais as ações de tecnologia e outras ações de crescimento neste ano, já que seu valor se baseia em expectativas distantes de lucros e fluxo de caixa. O custo de oportunidade de manter ativos mais arriscados, como ações, aumenta devido ao aumento correspondente nas taxas dos títulos do Tesouro, que são considerados livres de risco. E quanto maior o acerto, mais distantes são os ganhos previstos.

De acordo com Suzuki do RBA, a liquidez excessiva, um componente crucial de qualquer bolha, também contribuiu para a deterioração do setor de tecnologia.

E agora os investidores estão reconhecendo novos riscos para os grandes lucros de tecnologia de uma desaceleração geral no crescimento econômico, disse Suzuki.

“Muitas pessoas têm essa ideia de que essas ações são ações de crescimento de longo prazo e, portanto, imunes aos altos e baixos da economia como um todo. , isso não é verdade”, disse ele.

O desempenho superior da tecnologia durante a recessão desencadeada pelo COVID pode ter dado aos investidores a impressão errada. Isso porque o setor está se beneficiando das circunstâncias únicas que fizeram com que famílias e empresas caíssem em um momento em que a renda está caindo à medida que o estímulo fiscal do governo aumenta. Dependente de tecnologia. Em uma desaceleração típica, os retornos de tecnologia tendem a ser muito sensíveis economicamente, disse ele.

O evento chave da próxima semana será a reunião de política do Fed. Quando a reunião de dois dias terminar na quarta-feira, investidores e analistas geralmente esperam que os formuladores de políticas anunciem outro aumento maciço de 75 pontos base, ou 0,75 ponto percentual, na taxa. No entanto, a pressão está aumentando sobre o presidente Jerome Powell para sugerir que um dezembro menor pode ser viável.

Os investidores estão incertos se o rali desta semana se manterá se Powell não indicar uma queda nas expectativas de aumentos de juros na próxima semana, porque todos os três principais índices ainda estão em mercados ruins.

Essas expectativas ajudaram a impulsionar os lucros maciços do Dow na última semana, juntamente com fortes lucros de alguns componentes, como a referência monetária internacional Caterpillar Inc. CAT, +3,39%.

No geral, o Dow se beneficiou devido ao fato de ser “muito leve em termos de tecnologia, e muito pesado em energia e industrial, e as pessoas foram as vencedoras”, disse Art Hogan, estrategista de mercado líder da B. Riley Wealth Management. “O Dow simplesmente tem mais dos vencedores embutidos nele e esse tem sido o nome do jogo para seu sucesso.”

Enquanto isso, o desempenho superior do Invesco S&P 500 Equal Weight ETF RSP, +2,08%, alta de 5,5% na semana, em oposição ao SPDR S&P 500 ETF Trust SPY ponderado pelo mercado, +2,38%, ressaltou que, embora a tecnologia possa estar sujeito a quedas extras, “elementos convencionais da economia, como setores que são negociados a uma valorização decrescente, estão se mostrando resilientes porque os grandes mercados se recuperaram há quase semanas”, afirmou Tom Essaye, fundador da Sevens Report Research, em uma sexta-feira. Nota.

Recuando, este mercado e a economia como um todo estão começando a me lembrar da situação de 2000 a 2002, quando uma fraqueza tecnológica significativa pesou nos grandes índices, mas setores mais tradicionais do mercado e da economia tiveram melhor desempenho, observou o autor.

Suzuki aconselhou os investidores a ter em mente que “mercados ruins sempre anunciam uma mudança de liderança”, o que implica que, quando o próximo mercado altista começar, a tecnologia não assumirá o comando.

Você não pode contestar o fato de que um sinal já foi enviado, e esse sinal indica que o próximo ciclo não se assemelhará de forma alguma aos 12 anos anteriores.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui