Embora beber água seja provavelmente a maneira mais óbvia de manter a pele hidratada e fresca, os especialistas dizem que uma dieta saudável também pode afetar a pele, especialmente no verão.
A Dra. Rita Linkner, dermatologista certificada, abordou o assunto antes do verão para ajudar aqueles que aspiram à beleza interior.
Embora os corpos de todos e as necessidades dietéticas variem, Linkner disse que existem ingredientes que são mais prejudiciais à pele do que outros: “Os alimentos que têm sido relacionados com a acne incluem alimentos com alto índice glicêmico”. Linkner continua dizendo que “a alta ingestão de leite desnatado está ligada à acne”. Ela afirma que beber mais do que dois copos de leite por dia é excessivo para o corpo.
Um estudo publicado em 2020 sugeriu que leite, alimentos e bebidas gordurosas e açucaradas, podem resultar à acne adulta.
Existem alguns tipos distintos de erupções cutâneas – incluindo hormonais e comedonais – e nem todos responderão da mesma maneira a tipos semelhantes de dietas e medicamentos. Especialistas sugerem conversar com um especialista em cuidados médicos sobre qual tratamento para acne é melhor para você.
Linkner sugeriu que deveria ser consumida uma variação mais ampla de alimentos durante o verão para manter a pele limpa e fresca.
“Fique com fontes de alimentos repletas de reforços celulares para ajudar a eliminar os danos causados pelo sol”, sugeriu ela. “As bagas são as minhas preferidas. Açafrão também é um calmante extraordinário que prova ser um forte inimigo de efeitos cancerígenos”, acrescentou Linkner.
No “GMA”, um dermatologista e uma nutricionista discutiram alimentos específicos que mantêm a aparência da pele mais saudável. “Infelizmente, os produtos embalados tendem a ser alimentos demasiado refinados e pró-inflamatórios”, afirmou ela. “A maneira mais rápida de diminuir a inflamação e deixar sua pele brilhante é através do intestino”, explicou ele. “Você pode ter um grande impacto na pele fazendo apenas algumas mudanças simples”.
Para uma dieta rica em antioxidantes, os dois recomendam: “coma o arco-íris. Reforços celulares lutam contra radicais livres que podem causar erupções na pele e, surpreendentemente, o desgaste prematuro da pele”, disse o doutor.
A nutricionista sugeriu fontes de alimentos como produtos orgânicos, vegetais e grãos inteiros. “São um reforço celular impressionante” adiciona.
Ela afirmou: “Alguns dos meus favoritos são brócolis, aspargos e frutas vermelhas – com baixo teor de açúcar, alto teor de antioxidantes e ainda por cima são simplesmente deliciosos.” Gorduras saudáveis como o azeite de oliva extra virgem, salmão e abacate também são sugeridas por ambos.
Segundo a seguinte explicação de um dos especialistas, “Nozes e sementes são uma excelente fonte de ácidos graxos poliinsaturados. Essas são as melhores, ótimas para você, gorduras sólidas para o coração e são fabulosas para a pele. Gorduras de apoio à magnificência, realmente ajudam a reter a umidade da pele e diminuem irritação”. Sendo visto por outro ângulo, o açúcar pode “aumentar a inflamação na pele e levar a erupções cutâneas e perda de elasticidade”, ela desaconselha ingerir muito. “O açúcar se esconde em coisas como molhos para massas e molhos para salada. A sugestão mais dada é em média seis colheres de chá de açúcar para mulheres e nove colheres de chá para homens”, conclui.