InícioCiênciaOportunidade única em 50 mil anos de ver este...

Oportunidade única em 50 mil anos de ver este cometa

spot_img

Um novíssimo cometa foi descoberto pelos astrônomos bem a tempo de sua aproximação mais próxima da Terra no início de 2023. No entanto, o cometa C/2022 E3 não se aproximará da Terra novamente por muito tempo após esse encontro.

O ponto na órbita do Cometa C/2022 E3 ZTF que se espera estar mais próximo da Terra está se aproximando rapidamente. Quando um cometa puder ser observado a olho nu sem o uso de um telescópio ou binóculo durante este sobrevoo, será uma ocorrência rara.

No entanto, este encontro celestial se assemelha a um jogo de speed dating jogado no espaço. Sua existência foi descoberta recentemente por astrônomos e, antes que percebamos, ela terá desaparecido. Isso pode significar que não o veremos novamente por 50 mil anos ou mais.

Em março de 2022, astrônomos do Zwicky Transient Facility (ZTF) da National Science Foundation, na Califórnia, fizeram a descoberta inicial desse objeto em movimento fora do sistema solar.

A FOX Weather ouviu o astrônomo da Caltech Thomas Prince, que também é o diretor do W.M. Instituto Keck para Estudos Espaciais. Prince falou sobre como cometas como este são encontrados e o que esperar quando se aproximar da Terra em janeiro e fevereiro.

Existem duas maneiras pelas quais o Zwicky Transient Facility procura por objetos espaciais como cometas e asteroides.

Uma área de 50 graus quadrados do céu é escaneada todas as noites usando os telescópios do Palomar Observatory da Caltech, observando todo o céu visível no sul da Califórnia a cada duas noites.

Em seguida, Frank Masci, do algoritmo de aprendizado de máquina da Caltech, procura por objetos “difusos” que podem estar se movendo cometas ou compara várias imagens do mesmo objeto para seguir seu caminho.

É como “procurar a agulha no palheiro”, segundo Prince.

Há cerca de um bilhão e meio de estrelas visíveis para nós no céu noturno. A 300.000ª estrela não é tão interessante assim, você sabe. No entanto, devemos empregar métodos de computador para localizar os objetos intrigantes”, afirmou Prince.

Em 2 de março de 2022, o astrônomo da Caltech Bryce Bolin descobriu o cometa C/2022 E3 (ZTF) usando um software que segue um objeto em movimento.

O cometa está se movendo nas cinco imagens ZTF acima, que foram tiradas com aproximadamente 3,5 minutos de intervalo.

Depois de ser relatado ao Minor Planet Center algumas semanas depois, várias observações de vários observatórios confirmaram a possibilidade de um cometa e deram a ele o nome provisório de Cometa C/2022 E3 (ZTF).

O cometa pode ter um nome mais extravagante. No entanto, esse procedimento requer algum tempo e passa pela União Astronômica Internacional.

Prince disse: “Adoraríamos que este se chamasse Comet ZTF”, esperando que ele pegasse.

O cometa C/2022 E3 (ZTF) atingirá o periélio, ou sua aproximação mais próxima do sol, na quinta-feira, 12 de janeiro. Comece a procurar o cometa à noite durante esse período.

Em 1º de fevereiro, o cometa se aproximará mais da Terra, mas um telescópio já pode vê-lo e continuará a fazê-lo até meados de fevereiro.

Se você estiver interessado em começar sua busca pelo cometa que se aproxima, Prince ofereceu algumas sugestões.

Prince afirmou: “Tem que ser um céu escuro e não deve haver lua no céu.”

Prince aconselhou viajar para um local longe das luzes da cidade com o mínimo possível de poluição luminosa, agora que a lua cheia de janeiro passou.

Embora seja considerado um cometa brilhante a “olho nu”, o uso de binóculos será inquestionavelmente útil. Tente procurar por um objeto brilhante e difuso para localizar o cometa.

Prince afirmou: “Provavelmente se distinguirá de outras estrelas porque parecerá um pouco confuso em comparação com outras estrelas.”

Os astrônomos já estão vendo o cometa verde brilhante e sua cauda fraca através de telescópios.

Prince ofereceu um método adicional para localizar o cometa. O cometa estará a aproximadamente 1,5 grau de Marte em 10 de fevereiro.

Prince afirmou: “Você pode apenas olhar dentro de um grau em torno de Marte e talvez ser capaz de vê-lo.” Marte é extremamente brilhante.

Enquanto os cometas passam constantemente pela Terra, a descoberta mais recente da ZTF é única, pois é brilhante e próxima o suficiente para ser vista sem um telescópio.

Alguns outros cometas, como o cometa Halley, que os astrônomos documentaram por 2.000 anos, e o sobrevoo do cometa Hale-Bopp em 1997, vêm à mente quando você ouve o termo “olho nu”. Durante sua órbita de 76 anos ao redor do sol, o cometa Halley se aproximará da Terra mais uma vez em 2061.

De acordo com a NASA, os astronautas da Estação Espacial Internacional observaram o cometa NEOWISE, que foi descoberto pelo Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer (NEOWISE) da NASA, em 2020.

A princípio, pensou-se que o Cometa C/2022 E3 da ZTF chegaria muito perto de passar pela Terra mais uma vez em 50.000 anos. No entanto, uma vez que esteja se movendo para fora, os astrônomos terão uma ideia melhor de seu período orbital.

Prince afirmou que existem inúmeras razões pelas quais encontrar e rastrear objetos espaciais como cometas são importantes.

Ele afirmou: “Um é apenas o fascínio pelo céu noturno e o fato de que, para um grande número de pessoas, é emocionante ver um objeto que está viajando pelo nosso sistema solar e viajando perto o suficiente da Terra para que possamos vê-lo. .” “O outro é apenas o fascínio pelo céu noturno.”

A segunda é saber onde estão esses objetos para que as defesas planetárias possam antecipar uma possível colisão com a Terra.

Prince declarou: “Apenas reunindo o máximo de informações possível sobre essas rochas bastante grandes que estão voando ao redor do sistema solar.”

Em setembro de 2022, uma espaçonave colidiu com um pequeno asteróide orbitando outro asteróide, alterando efetivamente sua órbita em 32 minutos, completando a primeira missão de teste de defesa planetária da NASA.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui