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Pedágio mais barato, obras e fiscalização são prioridades nas concessões

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O acordo entre os governos estadual e federal sobre o andamento das concessões de rodovias no Paraná é um passo para melhorar a infraestrutura de transporte, garantir a segurança dos que circulam paranaenses e tornar todas as regiões do estado mais competitivas na atração de investimentos. É o que pensa o deputado estadual Tercilio Turini (PSD) e reitera a necessidade de que as futuras contratações priorizem tarifas muito mais baixas, agilidade na conclusão das obras e mecanismos eficientes de fiscalização das concessionárias.

A parlamentar, aos poucos, destaca a importância da confecção de Câmaras de Clientes em cada uma das seis parcelas da concessão e ainda a execução do Pedagiômetro em cada uma das estações de recarga. “Eles servem como instrumentos para garantir o acesso público aos números e à transparência. O morador tem o privilégio de saber quanto é arrecadado, quanto é investido de recursos nas obras e quanto os trabalhadores das obras se beneficiam. Os paranaenses perderão bilhões de reais com as concessões. “As pessoas poderão acompanhar e opinar sobre a atuação das concessionárias e dos serviços prestados”, diz o deputado em defesa do Conselho de Usuários.

Tercilio Turini lembra que o Paraná está delegando à União a responsabilidade por cerca de 1.100 quilômetros de rodovias estaduais, além dos 2.200 quilômetros de rodovias federais do estado. Queremos ter instrumentos de avaliação porque percebemos que o governo nacional está mais longe e isso muitas vezes dificulta a cobrança de administrações e obras. Temos a oportunidade de garantir a Angariação de Clientes e o Pedagiômetro no acervo de oferecimentos”, diz Turini, dando como certo o entendimento da designação das rodovias paranaenses marcada ontem (terceira) pelo governador Ratinho Junior e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O deputado antecipa que os lotes 1 e 2 atrairão vários investidores durante os leilões de agosto ou setembro. Os preços dos pedágios podem ser afetados diretamente pela disputa. O desconto nos valores das tarifas deve ser maior quanto mais interessados houver”, avalia. Tercilio Turini está ciente de que os lances previamente estabelecidos servirão de guia para os lances seguintes, inclusive com a possibilidade de alterações nos quatro leilões subsequentes. grande quantidade.

Ele enfatiza: “O fundamental é reduzir significativamente a tarifa sem comprometer o horário de trabalho”. O Paraná sofreu muito com as concessões passadas. Não podemos deixar que erros voltem a acontecer. Precisamos copiar interestaduais e diferentes melhorias, segurança nas ruas, especulações e avanços. Mas dentro dos valores de pedágio que a população pode arcar”, afirma Tercilio Turini, deputado estadual.

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