9.8 C
Paraná
quarta-feira, julho 24, 2024
spot_img
InícioEconomiaAlerta para golpes com sites falsos para pagamentos do...

Alerta para golpes com sites falsos para pagamentos do IPVA

spot_img

Um novo golpe está sendo executado em nome da agência, segundo a Receita Estadual e a Secretaria de Fazenda. Domínios falsos foram usados para criar sites com opções de pagamento do IPVA.

Ultimamente, notou-se o desenvolvimento de alguns sites falsos, alguns dos quais duplicam o formato de verdadeiras entradas do Estado, como a portaria do IPVA. Para estar no topo dos resultados dos mecanismos de pesquisa, esses sites cobram dinheiro. Com isso, quando o contribuinte insere termos de busca para pagar o IPVA do veículo, por exemplo, os sites falsos aparecem primeiro em suas buscas, levando muitos a acreditar que se trata do portal oficial do Ministério da Fazenda.

Será emitido ao contribuinte um QRCode fictício para pagamento com foto, caso o mesmo preencha os formulários do site falso. O dinheiro será transferido para contas correntes dos criminosos sem vínculo com a Fazenda do Paraná com o pagamento.

Por conta do parcelamento do IPVA, a regra é que o cidadão acesse o Aplicativo Rápido da Administração da Renda do Estado ou, então, nesse momento, o lançamento do IPVA. Ao utilizar mecanismos de busca, o contribuinte deve clicar apenas em sites com o domínio final “pr.gov.br”, evitando anúncios que contenham conteúdo “patrocinado”.

Além disso, a Fazenda Estadual esclareceu que não enviou guias de pagamento do IPVA por e-mail ou correspondência. Diante disso, os contribuintes devem sempre utilizar os canais oficiais para gerar as guias. A Delegacia de Crimes Cibernéticos já foi concedida pela Secretaria.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui