18.4 C
Paraná
sexta-feira, outubro 4, 2024
spot_img
spot_img
InícioCiênciaPoços profundos na lua podem levar a cavernas, relata...

Poços profundos na lua podem levar a cavernas, relata NASA. Estudo revela detalhes surpreendentes

spot_img

A lua ficou um pouco mais misteriosa, com notícias da NASA suspeitando que aberturas sombreadas na superfície podem ser entradas para cavernas escondidas.

Mais estranho ainda, esses poços hospedam temperaturas confortáveis ​​para os humanos: 63 graus, dizem os cientistas.

A descoberta, anunciada em 26 de julho, lembra um romance clássico de ficção científica, com “Os Primeiros Homens na Lua”, de H.G. Wells, descrevendo cavernas lunares como adequadas para hospedar “formas de vida inteligentes”.

Cientistas financiados pela NASA calcularam as temperaturas do poço usando dados do Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA. Informações do portal Miami Herald.

“Os poços e cavernas para os quais eles podem levar, tornariam locais termicamente estáveis ​​para exploração lunar em comparação com áreas na superfície da Lua, que aquecem até 260 F (cerca de 127 C) durante o dia e esfriam a menos 280 F (cerca de menos 173 C) à noite”, relatou a NASA.

“Os poços foram descobertos pela primeira vez na Lua em 2009 e, desde então, os cientistas se perguntam se eles levaram a cavernas que poderiam ser exploradas ou usadas como abrigos. Os poços ou cavernas também ofereceriam alguma proteção contra raios cósmicos, radiação solar e micrometeoritos.”

A NASA documentou mais de 200 poços lunares e “dois dos poços mais proeminentes têm saliências visíveis que claramente levam a cavernas ou vazios”.

Acredita-se que dezesseis dos poços sejam “tubos de lava colapsados”, de acordo com Tyler Horvath, estudante de doutorado em ciência planetária que liderou a nova pesquisa.

Os tubos de lava são formados quando os fluxos de lava subterrâneos deixam para trás longos túneis, dizem os especialistas. Em alguns casos, os tetos desmoronam, criando uma entrada “para o resto do tubo em forma de caverna”.

“Saber que eles criam um ambiente térmico estável nos ajuda a pintar uma imagem dessas características lunares únicas e a perspectiva de um dia explorá-las”, disse o cientista do Projeto Lunar Reconnaissance Orbiter, Noah Petro, em um comunicado.

O estudo usou dados de câmeras térmicas coletados de uma depressão de 328 pés de profundidade “sobre o comprimento e a largura de um campo de futebol”.

Os resultados mostraram que as temperaturas em “alcances permanentemente sombreados do poço flutuam apenas levemente ao longo do dia lunar, permanecendo em torno de 63 F”.

Os cientistas acreditam que isso acontece porque “a saliência sombreada” age como uma varanda, “limitando o quão quente as coisas ficam durante o dia e impedindo que o calor irradie à noite”.

“Se uma caverna se estende do fundo do poço, como sugerem as imagens tiradas pela Lunar Reconnaissance Orbiter Camera da LRO, ela também teria essa temperatura relativamente confortável”, concluiu a NASA.

Um “dia lunar” equivale a cerca de 15 dias terrestres, diz a NASA, com noites “brutalmente frias” e condições diurnas “quentes o suficiente para ferver água” na superfície.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui