23.3 C
Paraná
terça-feira, maio 21, 2024
InícioTurismoPontal do Paraná sedia Festival do Caranguejo a partir...

Pontal do Paraná sedia Festival do Caranguejo a partir de sexta

spot_img

Começa nesta sexta-feira a 20ª edição do Festival do Caranguejo, em Pontal do Paraná (Litoral do Estado), com solenidade de abertura a partir das 16 horas na Praça Alvorada, em Shangri-lá. Haverá atividades para crianças, ações ambientais e de turismo, além de exposição sobre o caranguejo-uçá, entre outras atrações.

A iguaria caiçara pode ser degustada da maneira tradicional ou em pratos elaborados nos diversos estabelecimentos gastronômicos da cidade. Este é o segundo ano que o Festival acontece nesse formato, em que os interessados na culinária do caranguejo se dirigem aos estabelecimentos participantes. O evento acontece até o dia 18 de fevereiro.

O festival é realizado pela Prefeitura de Pontal do Paraná, conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Turismo e do Viaje Paraná (órgão de promoção vinculado à pasta), do Conselho Municipal de Turismo de Pontal do Paraná e da Adetur Litoral.

“Esse festival é uma tradição cultural e mais um evento que gera aumento no fluxo de turistas e visitantes no Litoral, o que influencia na geração de renda e no trabalho local. Também é mais uma oportunidade para que os amantes da culinária desfrutem dos atrativos turísticos naturais do município”, destaca o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes.

Além de aumentar a geração de empregos diretos e indiretos e fortalecer o comércio local, o festival tem o objetivo de consolidar Pontal do Paraná como um destino turístico gastronômico, visando o consumo consciente, com a captura adequada das espécies.

Para o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, o atual formato do Festival do Caranguejo foi pensado para valorizar os comerciantes da região e receber um maior fluxo de turistas. “A ampliação de datas e locais permite que mais veranistas possam aproveitar o verão para saborear nosso caranguejo e conhecer as praias de Pontal do Paraná”, afirmou.

A pesca do caranguejo-uçá é uma das atividades extrativas mais antigas no Brasil, sendo praticada por comunidades tradicionais litorâneas que vivem de sua comercialização. É caracterizada como uma das mais importantes pescarias dentro do setor artesanal em áreas de manguezal.

Para garantir a sobrevivência da espécie, a captura no Paraná é permitida apenas entre os dias 01 de dezembro e 14 de março. O período de defeso pode variar em cada estado. A captura de fêmeas é totalmente proibida. Já em relação aos machos, só é permitida a captura de caranguejo-uçá com carapaça acima de 7 centímetros – os menores devem ser recolocados no mangue.

Além disso, a captura é permitida apenas de forma artesanal, ou seja, com as mãos. É proibido o uso de qualquer tipo de ferramenta cortante, como enxadas, facões, foices, cavadeira, cortadeira e outros, além de produtos químicos ou armadilhas.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui