23.5 C
Paraná
quinta-feira, maio 23, 2024
InícioSaúdePor quanto tempo os germes sobrevivem em superfícies?

Por quanto tempo os germes sobrevivem em superfícies?

spot_img

Entre maçanetas, teclados de máquinas de cartão e até celulares, tocamos inúmeras superfícies diariamente. Mas durante uma temporada de gripe — ou um surto de qualquer outro vírus —, o simples ato de tocar em objetos pode disseminar germes. Você pode estar se perguntando por quanto tempo os germes sobrevivem em superfícies como uma maquininha de cartão de crédito.

A incerteza surge porque os vírus são diversos e têm taxas variadas de sobrevivência em superfícies. Não há uma regra definida para quanto tempo um vírus pode sobreviver fora de um hospedeiro. A temperatura, umidade e o tipo de superfície também influenciam. Então, quais superfícies são seguras e com que frequência devemos desinfetá-las?

Antes de discutir a sobrevivência dos vírus em superfícies, é importante entender como eles funcionam.

Os vírus não têm as enzimas necessárias para se reproduzir. Eles dependem de uma célula hospedeira, podendo ser de qualquer organismo vivo. Sem a célula hospedeira, um vírus não sobrevive por muito tempo, mas ainda pode infectar outro hospedeiro durante um curto período.

Quando um vírus está fora do hospedeiro, pode permanecer infeccioso, mas é incapaz de causar danos. A sobrevivência e a infectividade dos vírus variam muito entre os tipos, alguns conseguem permanecer infecciosos por semanas. Embora a sobrevivência dos vírus em superfícies varie, fatores como temperatura e umidade também influenciam. Além disso, a quantidade de vírus na superfície afeta sua capacidade de sobreviver.

Apesar das incertezas, a recomendação para prevenir a propagação de vírus permanece a mesma: lavar as mãos.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui