Quando os cientistas precisaram dar um nome para as novas vitaminas que estavam sendo isoladas, eles decidiram que se uma vitamina fosse solúvel em água (dissolve-se em água) ou solúvel em gordura (dissolve-se em lipídios e não em água), ela seria classificada como uma vitamina “A”. A vitamina A foi o principal nutriente lipossolúvel a ser nomeado.
Retinol, retinal e ácido retinóico são outros nomes para a vitamina A. A vitamina A em quantidade satisfatória manterá a saúde dos olhos, ajudando seus olhos a mudar de acordo com as condições de luz”, diz o Dr. Pedro R. Rodriguez Guggiari, especialista em medicina interna. e chefe de equipe do Pennant Del E. Webb Clinical Center em Sun City West, Arizona. ” Além disso, ajuda a manter células endoteliais saudáveis, que revestem as superfícies internas do corpo, participa da remodelação óssea, regula o crescimento e a divisão celular e estimula a atividade dos glóbulos brancos.
Esses alimentos são ricos em vitamina A, de acordo com a nutricionista clínica Elise Heeney, do Banner Del E. Webb Medical Center:
Salmão e arenque
Órgãos como fígado bovino
Vegetais de folhas verdes, brócolis e vegetais crucíferos
Vegetais alaranjados e amarelos como batata-doce, cenoura e abóbora Frutas alaranjadas como melão, manga, damasco e toranja rosa e vermelha
Tomates
Laticínios
Ovos
Café da manhã fortificado cereais
Embora a deficiência de vitamina A seja incomum é a causa mais comum (evitável) de cegueira em crianças em todo o mundo. Também pode tornar mais difícil se livrar de infecções. O Centro de Maio diz que os efeitos colaterais mais amplamente reconhecidos da falta de vitamina A são deficiência de ferro e olhos secos.
Rodriguez Guggiari e Heeney afirmam que as vitaminas podem ser suplementadas (para uma deficiência de vitaminas), mas você deve ter cuidado com o marketing excessivamente agressivo e frequentemente impreciso.
Heeney observa que os aprimoramentos não são gerenciados (para segurança e adequação) pelo FDA como outros medicamentos. Ela aconselha: “Ao escolher um suplemento, é melhor procurar um que tenha passado por testes de qualidade para garantir que o suplemento foi fabricado corretamente”, “consiste nos ingredientes listados no rótulo” e “sem níveis nocivos de contaminantes .”
Como a vitamina A é lipossolúvel, ela não pode ser eliminada do corpo pela urina e, em vez disso, deve ser armazenada no corpo, geralmente no fígado. Segundo Rodriguez Guggiari, isso pode causar danos. A Escola de Saúde Pública de Harvard lista os seguintes sinais de toxicidade da vitamina A:
Alterações na visão, como visão embaçada, dor nos ossos, náuseas e vômitos e pele seca. Se você está pensando em tomar um suplemento, converse com seu médico para ver se é uma boa ideia.