18.7 C
Paraná
quarta-feira, julho 24, 2024
spot_img
InícioSaúdeVacinas da Covid precisam ser atualizadas para variantes, diz...

Vacinas da Covid precisam ser atualizadas para variantes, diz OMS

spot_img

A OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que pode haver um argumento para os laboratórios atualizarem as vacinas da Covid-19, a variante Ômicron é altamente contagiosa e continua a se espalhar.

“O surgimento de variantes de preocupações resultou em um rápido declínio da proteção contra doenças sintomáticas”, disseram autoridades em comunicado divulgado na manhã de sexta-feira. “Há, portanto, a necessidade de avaliar se as vacinas Covid-19 atualizadas com variantes, especialmente para a Omicron, melhorariam o desempenho da vacina”.

A declaração da OMS não é uma recomendação de política, mas sim um apelo para que as autoridades mantenham a guarda. As autoridades de saúde alertaram que, embora o Ômicron tenha se mostrado menos mortal do que outras cepas de Covid até agora, novas mutações podem ser mais letais. A informação está no portalFortune.

Qualquer recomendação política viria depois que houvesse dados suficientes, disse a OMS.

“As vacinas atuais continuam a ter um bom desempenho na prevenção de doenças graves e morte devido ao Ômicron, particularmente com o uso de doses de reforço”, afirmou. “No entanto, a proteção contra infecções e doenças sintomáticas devido à variante Ômicron é menor do que outras variantes e diminui rapidamente, mesmo após uma terceira dose (de reforço)”.

A declaração da OMS vem como uma nova subvariante do Ômicron parece estar se espalhando rapidamente nos EUA.

A subvariante BA.5 Covid compreendeu cerca de 13,3% dos casos nos EUA na semana passada, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. A BA.2, também conhecido como Omicron furtivo, representou 14,2% dos casos.

O Grupo Técnico Consultivo da OMS, composto por especialistas independentes em saúde, diz que “uma vacina monovalente específica da Ômicron pode provocar maior amplitude na resposta imune do que” as vacinas atuais.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui