17.2 C
Paraná
quinta-feira, junho 13, 2024
InícioSaúdePor que o xixi é amarelo? Cientistas descobriram o...

Por que o xixi é amarelo? Cientistas descobriram o motivo

spot_img

Em algum momento da vida o seu filho ou o seu neto perguntou porque o xixi é amarelo? Provavelmente você deve ter dado uma resposta evasiva, afinal, até recentemente nem mesmo os pesquisadores que estudam o corpo humano tinha certeza sobre a coloração da urina.

Depois de anos analisando a coloração do xixi, os cientistas publicaram um estudo em uma revista científica afirma que a tonalidade amarela ocorre devido a uma enzima denominada de Bilirrubina Redutase (BIIR), produzido por micróbios instalados no intestino.

Segundo o professor e autor do estudo, Brantley Hall, há muito tempo se sabia que a cor única do xixi era causado pela urobilina, mas nenhum pesquisador foi capaz de explicar como era criada essa substância química no corpo humano. , como entender a saúde do intestino e entender melhor a icterícia e doenças inflamatórias intestinais, estabelecendo as bases para compreensão do eixo intestino-fígado.

O xixi é amarelo devido a uma uma substância química denominada urobilina, proveniente da enzima bilirrubina, provocada pela decomposição dos glóbulos vermelhos velhos.

O fígado usa a bilirrubina e produz a bile, fluido que ajuda na digestão dos alimentos. Parte do bile vai para o intestino e o restante é armazenado na vesícula biliar.

As bactérias boas no intestino decompõem parte da bilirrubina da bile em urobilinogênio, que se torna urobilina. Parte dessa substância sai no cocô, parte volta para o fígado e parte sai do corpo pela urina, para reciclar os glóbulos vermelhos no fim da vida eles são decompostos, criando a bilirrubina, ajudando a filtração pelos rins.

A descoberta da enzima foi possível após os pesquisadores combinarem os genes das bactérias intestinais com experimentos de laboratório.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui