InícioLitoralPortos do Paraná realiza operação para atracação de navio...

Portos do Paraná realiza operação para atracação de navio de cargas rolantes

spot_img

Em atracação inédita, 272 cargas rolantes (carros e máquinas) foram movimentadas no navio Bosporus Highway, no berço 219, no Porto de Paranaguá. O novo berço foi construído para a chegada de navios ro-ro, especializados em cargas rolantes. A operação foi realizada em conjunto entre a Portos do Paraná, praticagem e Capitania dos Portos.

A nova área é resultado de um projeto a longo prazo, iniciado em 2016, de ampliação da empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).

“Para a expansão do terminal havia a necessidade de um berço exclusivo para a operação de cargas gerais e cargas rolantes. Com aprovação do licenciamento ambiental foi construída a estrutura, realizadas obras de dragagem pela Portos do Paraná e simulação de manobras”, explicou Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná.

Para a atracação e operação dos 164 veículos e 108 máquinas foram realizadas ampla comunicação à comunidade pela mídia local e sinalização da área. Durante a operação, três embarcações estiveram no Canal da Cotinga, orientando o trânsito de pilotos na região.

Até o momento, o Porto de Paranaguá já movimentou 84.128 veículos em 2023, sendo 30.573 para importação e 53.555 para exportação. “Esta nova operação com certeza vai trazer mais disponibilidade de berços, eficiência em movimentação e atratividade para as operações do porto”, enfatizou Vieira.

A utilização do novo berço exclusivo para cargas rolantes deve beneficiar também a Ascensus Group, arrematante da área PAR12, que possui um pátio para armazenagem estática de 4 mil veículos.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui