Quanto tempo os mercados em baixa normalmente duram?

0
Publicidade

Com as ações dos EUA agora oficialmente em território de baixa após uma queda contínua no S&P 500, muitos investidores podem estar se perguntando quanto tempo durará o atual mercado de baixa.

Na verdade, é impossível prever, dados os muitos fatores que levam à criação e sustentação de um mercado em baixa – incluindo tendências econômicas, taxas de juros, eventos sociopolíticos e o humor geral dos investidores.

No entanto, você pode fazer um palpite com base em precedentes – especificamente, a vida útil média dos mercados em baixa anteriores. Mas mesmo esse número está em debate.

De acordo com o Seeking Alpha, houve 28 mercados em baixa desde 1928, com um declínio médio de 35,62%. O período médio de tempo foi de 289 dias, ou cerca de nove meses e meio. Se o mercado de baixa atual seguir a fórmula do Seeking Alpha, poderá durar até março de 2023 ou mais. A informação é do portal do BankingRates.

Mas essa pode ser uma visão otimista, com base em outras fórmulas de mercado em baixa. A ABC News informou esta semana que, desde a Segunda Guerra Mundial, os mercados em baixa levaram, em média, 13 meses para ir do pico ao vale e 27 meses para voltar ao ponto de equilíbrio. O índice S&P 500 caiu em média 33% durante os mercados em baixa durante esse período. A maior queda do valor de mercado desde 1945 ocorreu no mercado de baixa de 2007-2009, quando o S&P 500 afundou 57%.

Normalmente, quanto mais rápido um índice entra em um mercado em baixa, mais superficial ele tende a ser, de acordo com a ABC News. Historicamente, as ações levaram 251 dias (8,3 meses) para cair em um mercado em baixa. Quando o S&P 500 caiu em um mercado de baixa a uma taxa mais rápida, o índice teve uma perda média de 28%.

O mercado de baixa atual tem suas raízes no início de janeiro de 2022, quando o S&P 500 iniciou seu declínio de 20% em relação ao pico de fechamento. Isso significa que começou há cerca de 190 dias.

Enquanto isso, a CNBC informou que o mercado de urso médio dura 359 dias, ou cerca de 12 meses. Matt Stucky, gerente sênior de portfólio da Northwestern Mutual Wealth Management, disse à CNBC que pode levar 38 meses para ir do fundo de um mercado em baixa a um novo recorde histórico.

O Seeking Alpha informou que o mercado de urso mais longo de todos os tempos ocorreu em 1973-74, quando durou 630 dias, ou cerca de 21 meses. A mais curta, com 33 dias, ocorreu durante o primeiro trimestre de 2020, nos primeiros dias da pandemia de Covid-19.

Mas, novamente, há discordância nessa métrica também. De acordo com a ABC News, o mercado em baixa mais longo durou 61 meses, reduzindo o índice em 60% antes de terminar em março de 1942.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui