Existem mais de 500 tipos de tubarões nadando no oceano azul escuro. O caçador dominante do mar já existe há algum tempo, com seus progenitores remontando a cerca de um bom tempo atrás, de acordo com a Organização Marítima e Barométrica Pública.
Cada espécie de tubarão tem seu próprio modo de vida distinto, e alguns são significativamente diferentes dos outros. Portanto, isso implica que cada tubarão é construído de forma diferente?
As informações essenciais sobre o corpo de um tubarão podem ser encontradas aqui, assim como outros fatos fascinantes sobre o peixe, como sua dieta.
Não há ossos nos tubarões. O termo “elasmobrânquios” refere-se ao fato de que os tubarões são compostos de tecidos cartilaginosos.
Raias, raias e peixes-serra são exemplos de outros elasmobrânquios. A Discovery diz que, como a cartilagem tem cerca de metade da densidade do osso, esses peixes são mais leves que os outros.
A baixa densidade de um elasmobrânquio o mantém flutuante e o impede de afundar. De acordo com a NOAA, os fígados de tubarão contêm óleos de baixa densidade que aumentam a flutuabilidade.
Os tubarões não são criaturas bem evoluídas; eles são peixes.
Esses tubarões são “vivíparos”, assim como os humanos, e alguns dão à luz botando ovos, enquanto outros dão à luz filhotes vivos. Uma conexão placentária é formada entre os tubarões vivíparos e seus filhotes, muito parecido com o cordão umbilical de um mamífero. Isso deixa alguns tubarões com “botões de barriga” depois de serem concebidos.
Tubarões-azuis, tubarões-touro, tubarões-limão e tubarões-mako são alguns dos tubarões que têm filhotes vivos.
Os tubarões restantes são “ovíparos”, o que indica que eles produzem ovos.
Cada uma das mais de 500 espécies de tubarões tem sua própria dieta. De acordo com a NOAA, a maioria dos tubarões consome pequenos peixes e invertebrados, enquanto os tubarões maiores freqüentemente consomem focas, leões marinhos e outros mamíferos marinhos.
Se você está se perguntando se os tubarões comem humanos, a resposta é não. Embora se saiba que os tubarões perseguem as pessoas, isso ocorre frequentemente por causa de desordem ou interesse. Os seres humanos não são ativamente visados pelos tubarões.