18.6 C
Paraná
quinta-feira, maio 23, 2024
InícioCiênciaGaláxia descoberta desafia teoria sobre formação delas

Galáxia descoberta desafia teoria sobre formação delas

spot_img

O Telescópio Espacial James Webb (JWST) fez uma descoberta surpreendente ao encontrar uma galáxia no início do universo que desafia as expectativas, apresentando um “grande desafio” ao modelo padrão de cosmologia.

Chamada ZF-UDS-7329, esta galáxia contém mais estrelas do que a Via Láctea, apesar de ter se formado apenas 800 milhões de anos após os 13,8 bilhões de anos de vida do universo. Isso sugere que ela se desenvolveu sem a influência da matéria escura, contradizendo as previsões do modelo padrão de formação de galáxias.

Como esse fenômeno ocorreu ainda não está claro. No entanto, essa descoberta, junto com outras feitas pelo JWST, coloca em xeque nossa compreensão sobre como a matéria inicial do universo se formou, e até mesmo questiona o modelo de cosmologia atual.

Claudia Lagos, coautora do estudo e professora de astronomia ressalta que “ter galáxias tão massivas tão cedo na história do universo contradiz com o nosso entendimento atual da cosmologia”. Isso se deve ao fato de que as estruturas maciças de matéria escura, consideradas essenciais para a formação inicial das galáxias, não terem tido tempo suficiente para se desenvolver tão cedo no universo.

A capacidade do JWST de enxergar profundamente no tempo, cerca de 11,5 bilhões de anos atrás, permitiu aos pesquisadores observar essa galáxia distante. Ao analisar a luz das estrelas dessa galáxia, os cientistas determinaram que elas se formaram há cerca de 13 bilhões de anos.

Embora os astrônomos ainda não saibam exatamente quando as primeiras galáxias começaram a se formar, as teorias atuais sugerem que a matéria escura, combinada com gás, deu origem às sementes iniciais das galáxias alguns bilhões de anos após o Big Bang.

A descoberta dessa galáxia desafia essa visão estabelecida, já que ela parece ter se formado sem a influência de matéria escura e, posteriormente, cessou atividade de formação estelar abruptamente após um período intenso.

Os pesquisadores agora planejam procurar por mais galáxias semelhantes. Caso encontrem outras, será feita uma revisão das teorias sobre a formação e evolução das galáxias.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui