Pergunta: Estou pensando em parar de trabalhar em breve. Eu investi na Tesla no início e 100 mil e estou com um valor muito baixo de oito dígitos agora. Vejo vários fundos alegando retornar cerca de 10% ao ano, mas tenho medo, considerando que Madoff tinha cronogramas de retorno semelhantes. No entanto, a alternativa dos planejadores financeiros oferecer apenas 3-4% parece inexpressiva, especialmente considerando a inflação nos dias de hoje. Os consultores financeiros não retornam muito pouco? Qual é um retorno realista que eu posso esperar se eu quiser preservar meu princípio e viver de juros e ainda deixe uma herança para meus filhos para que eles não tenham que lutar como eu tive que fazer?
Resposta, o portal Market Watch opina: Em primeiro lugar, parabéns pela sua boa sorte e pelo fato de ter se juntado às fileiras dos chamados “Teslanaires”. A primeira coisa que você quer fazer – consultor financeiro ou não – é diversificar suas participações, se ainda não o fez, dizem os profissionais. “Não arrisque sua segurança financeira futura com a fortuna de uma ação, especialmente agora que você acumulou riqueza suficiente para considerar a aposentadoria antecipada”, diz Greg McBride, analista financeiro-chefe da Bankrate. Você pode usar este guia MarketWatch Picks para saber a melhor forma de diversificar, e essa ferramenta pode ajudar a encontrar um consultor que possa atender às suas necessidades.
A próxima coisa a saber: mantenha suas expectativas sob controle. “Uma coisa a ter em mente é que a preservação do capital é consistente com taxas de retorno mais baixas, como 3% ou 4% ao ano, não 10% ou 11% ao ano. Ganhar 10% ao ano não é uma aspiração realista se seu objetivo é gerar renda e preservar o principal”, diz McBride.
As taxas de retorno dependem principalmente dos investimentos que você tem. “Embora os honorários do consultor financeiro venham dos retornos e, portanto, você queira estar muito atento ao que está pagando e ao que está recebendo, não é como se o consultor financeiro estivesse confinado a um conjunto de investimentos de menor retorno”, diz McBride. Além disso, se eles estão dizendo que uma taxa de retorno de 3% a 4% é o que eles podem fazer, é porque esses retornos mais baixos são consistentes com o objetivo de preservação de capital, em vez de uma estratégia de crescimento acima de tudo que seria necessária para gerar retornos anuais de 10% ou mais, diz McBride.
Dito isso, a pergunta permanece: você precisa de um consultor financeiro ou pode simplesmente fazer isso sozinho? Este guia do MarketWatch Picks pode ajudá-lo a descobrir isso, bem como o que você pode pagar pelos serviços de um consultor. Se você já é um investidor confiante e informado, pode não precisar de um consultor e, como aponta Alana Benson, porta-voz de investimentos da Nerdwallet, os honorários de um consultor “podem reduzir significativamente seus resultados”. Mas ela acrescenta: “Os consultores financeiros online podem oferecer serviços semelhantes a um preço mais baixo”.
Quanto ao retorno dos conselheiros, bem, isso depende do conselheiro, e os clientes querem e precisam. Assim como escolher um médico, escolher um consultor pode ajudá-lo a ganhar mais ou simplesmente reduzir os retornos que você já teria obtido por conta própria. Este guia pode ajudá-lo a saber quais perguntas fazer a um consultor para que você possa examiná-las bem.