O site de notícias Blog do Tupan informa e opina: somente em 2025 irá acontecer o leilão para escolher a nova concessionária de transporte coletivo e o prefeito Rafael Greca quer apenas discutir a meta de 33% da frota de ônibus de Curitiba seja formada por veículos sem emissão de gás carbônico, quando deveria discutir como baratear a passagem, oferecer um temporizador para o usuário poder circular em diversas linhas e ter a opção de escolher a parada de descer ou subir.
Quando se fala em reestruturação dos serviços da Rede Integrada de Transporte (RIT) a discussão não deveria ser direcionada para a descarbonização gradual da frota, mas sim, o que podemos oferecer para as famílias de curitibinhas deixarem o carro na garagem e utilizar o sistema.
A empresa que vai assumir o transporte a partir de 2025 é quem deveria propor as opções para uma passagem mais justa e de interesse social da população, hoje, vereadores falam de direcionamento para manter um sistema falido e sem serventia para o usuário, com linhas com poucos ônibus, concentração no vermelhão, em um momento que a utilização de transporte alternativo é melhor, com ar condicionado, pega o passageiro na porta de casa e deixa no destino por valores atraentes.
Andar nas carroças dos vermelhões em Curitiba em determinados horários é um saco, com abordagens para compras de doces, capas para celulares, amendoins e até mesmo bolas.
Por fim, o subsídio para uma passagem é bom apenas para a concessionária, que hoje não corre riscos para manter o negócio lucrativo.
Isso já é caso de polícia e não discussão política.
Ele quer ver se arruma uma boquinha que garanta um reforço na sua aposentadoria isso sim.