18.6 C
Paraná
quinta-feira, maio 23, 2024
InícioCiênciaReiniciar o processo molecular pode tornar possível reverter a...

Reiniciar o processo molecular pode tornar possível reverter a queda de cabelo

spot_img

Lobisomens têm sorte. Quem já teve queda de cabelo e prefere não raspar a cabeça, provavelmente já passou pela frustração de tentar encontrar um tratamento que funcione. Até mesmo ter seus folículos controlados pelo ciclo lunar pode começar a parecer atraente. Informações do portal yahoo!

A licantropia provavelmente seria a maneira mais fácil de regenerar uma cabeça inteira (e todo o resto) de cabelo em pouco tempo. Talvez se transformar em uma fera peluda tenha feito algo para David em Um Lobisomem Americano em Londres quando a Lua estava cheia, mas uma solução mais permanente que não saia direto de um filme de terror pode estar no horizonte. Pesquisadores da Universidade de Yale descobriram uma maneira de identificar os sinais moleculares que desencadeiam o crescimento do cabelo. Compreender exatamente como a formação e regeneração do folículo acontece será crucial para desenvolver maneiras de reverter a perda de cabelo.

“Rastrear [os] eventos e sinais [do crescimento do cabelo] continua sendo um desafio, pois os estados intermediários em muitas transições críticas são insolúveis em tempo e espaço real”, disse a equipe de pesquisa em um estudo publicado recentemente na Developmental Cell.

Parte da razão pela qual tem sido tão difícil criar tratamentos para queda de cabelo que não fazem promessas vazias é porque os folículos capilares se regeneram tão rápido que muitas vezes parece um borrão. Capturar isso em um nível celular e decompô-lo tem sido quase impossível até agora. O processo começa com a formação de condensados ​​dérmicos do folículo piloso, aglomerados de células abaixo da camada externa da pele, ou epiderme, que desencadeiam e regulam o crescimento do cabelo, e estes dependem de um gene codificador de proteína. Esses condensados ​​dérmicos são precursores do folículo piloso que enviam sinais para a formação e tamanho do folículo para a epiderme. O cabelo que você derramou começará a crescer novamente.

Desmistificar a gênese do cabelo envolveu o sequenciamento de RNA de – não de lobisomens – mas de camundongos, a próxima melhor coisa. O RNA é necessário para transformar a informação genética em proteínas. Se você precisa de um gene codificador de proteína para a formação de condensados ​​dérmicos, você pode ver onde isso está indo. A equipe de pesquisa conseguiu separar as fases do processo e depois juntá-las novamente para ver como uma célula dérmica se desenvolve ao longo do tempo. Era como diminuir a morfogênese do cabelo para uma câmera extremamente lenta. Se o processo já é super rápido, você pode imaginar o que seria para um lobisomem hipotético.

Outra coisa que os pesquisadores conseguiram descobrir foi quais sinais moleculares são disparados pelos condensados ​​dérmicos para que o cabelo possa crescer. Estas são as proteínas Wnt e sonic hedgehog (realmente) ou SHH, que atuam como sinais para processos como a regeneração. Wnt controla muitos aspectos da formação e desenvolvimento celular, enquanto o sonic hedgehog contribui para o crescimento, especialização e forma das células e órgãos. A modificação genética desses sinais retardou o crescimento do cabelo o suficiente para que cada fase fosse capturada e observada de perto.

Se o processo de regeneração capilar puder ser recriado em uma placa de Petri, isso pode significar que haverá maneiras de regenerar o cabelo no futuro sem procedimentos dolorosos de transplante capilar ou medicamentos que podem não fazer milagres para todos. Minoxidil (Rogaine) tem sido um dos tratamentos de crescimento capilar mais usados ​​e prescritos por um tempo. No entanto, se você aplicar topicamente ou tomá-lo por via oral, a maneira como isso afeta a formação do folículo pode fazer com que mais cabelo caia antes de começar a crescer novamente. Também leva meses para ver qualquer melhora real em seu cabelo, se você vir de forma alguma. É improvável que reiniciar o processo molecular tenha efeitos colaterais como esse.

Por enquanto, se você estiver perdendo cabelo e for mordido por um lobisomem, pode não ser tão horrível. Você também terá uma desculpa legítima para uivar para a Lua.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui