19.1 C
Paraná
quarta-feira, dezembro 11, 2024
spot_img
InícioSaúdeRelembrar natais ajudam a combater a demência e perda...

Relembrar natais ajudam a combater a demência e perda de memória

spot_img

Muitas pessoas adoram as festas de fim de ano por serem um momento de criar memórias felizes com entes queridos.

Mas e se você pudesse fazer algo que ajudasse a restaurar as memórias de alguém que você ama? Com a terapia de reminiscência, isso é possível. Essa técnica incentiva os idosos a compartilhar lembranças, especialmente de experiências que trouxeram muita alegria.

Conectando memórias e laços familiares

Essa abordagem baseada em evidências e é sugerido ser feito durante as festas para se conectar com familiares que tenham perda de memória ou demência.

Os benefícios das memórias felizes

Cerca de 9% dos brasileiros com 65 anos ou mais apresentam demência. Frequentemente, familiares assumem o papel de cuidadores formais ou informais e podem enfrentar desafios físicos e emocionais.

A terapia de reminiscência consiste em estimular a pessoa a relembrar eventos marcantes da vida. Nas festas, os estímulos sensoriais – como decorações brilhantes, o cheiro de biscoitos ou músicas sazonais – podem ajudar a trazer memórias à tona.

Pesquisas indicam que essa prática melhora a qualidade de vida, a comunicação e o humor das pessoas com demência. Para os cuidadores, o processo também é gratificante e facilita a conexão emocional, mesmo quando outros meios de comunicação se tornam desafiadores.

Um estudo revelou que cuidadores se sentiam mais próximos emocionalmente dos entes queridos ao usar a terapia de reminiscência.

Como começar

Aqui estão algumas sugestões para implementar a terapia de reminiscência, especialmente com memórias relacionadas às festas:

  • Quais eram as tradições familiares nas festas quando você era criança?
  • Você tinha árvore de Natal? Quem a decorava e quando?
  • Quais pratos eram típicos das festas em casa?
  • Você costumava viajar nas festas de fim de ano?
  • Como foi seu primeiro Natal com o/a seu/sua cônjuge?
  • Quais eram as tradições você seguia quando você era pai/mãe?
  • Qual é sua memória favorita de Ano Novo?

Seja atento ao ouvir. Olhe nos olhos do seu ente querido, vire o corpo na direção dele e demostre interesse genuíno. Faça perguntas sempre que possível para monstrar que você quer se envolver.

Envolva os sentidos

Atividades leves podem ajudar a ativar diferentes sentidos e trazer lembranças. Por exemplo, fazer biscoitos natalinos envolve tato (amassar a massa, decorar), olfato (ingredientes e o cheiro ao assar) e paladar (o produto final).

Peça ao seu ente querido para prestar atenção às sensações em cada etapa e pergunte se elas evocam alguma memória. Use imagens de festas passadas para ajudar a recuperar lembranças. Músicas sazonais enquanto cozinham também estimulam o cérebro auditivo.

Um estudo de 2013 sobre musicoterapia para demência mostrou que essa prática pode ser uma intervenção eficaz por si só.

Que tal experimentar a terapia de reminiscência neste fim de ano? Pode ser o começo de uma nova tradição familiar.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui