Sancionado projeto que cria o Dia Estadual do Terço dos Homens

0
(Foto:Valdir Amaral/Alep)
Publicidade

O projeto de lei do deputado estadual Marcio Pacheco (REP), que declara o dia 8 de setembro como Dia Estadual do Rosário Masculino e inclui a data no Calendário Oficial de Eventos do Estado, foi aprovado pelo governador em exercício Darci Piana. A proposta virou Lei Estadual 21.458/2023 após ser publicada no Diário Oficial do Estado.

O movimento católico Terço dos Homens visa promover a fé católica e incentivar homens de todas as idades a se envolverem mais em suas paróquias e comunidades. A data comemorativa vai, na opinião do deputado Márcio Pacheco, estimular movimentos de romarias, celebrações, comemorações e atividades de divulgação voltadas para o incentivo à oração dos homens.

“É uma grande alegria para mim ser o autor desta lei, que é aprovada pelo nosso governador e faz do dia 8 de setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora, o dia do terço masculino no Paraná. às suas paróquias são o objetivo deste movimento. Aqui os homens sentem-se em casa, rezam o rosário pelas suas famílias e procuram aproximar-se de Deus. Pacheco realça que “promover a oração é sem dúvida também promover uma sociedade melhor. “

Um movimento católico mariano conhecido como Rosário dos Homens envolve um grupo de leigos, ou tercistas, rezando o terceiro mistério do rosário todas as semanas em paróquias ou centros comunitários.

Desde 1912, há relatos de homens reunidos no exterior para rezar o rosário. O termo “terço dos homens” apareceu pela primeira vez no Brasil em 8 de setembro de 1936, quando Frei Peregrino iniciou um grupo de oração no estado de Sergipe. O dia 8 de setembro é vital para os católicos, pois é a Natividade de Nossa Senhora.

O movimento do Rosário Masculino já é reconhecido por lei em alguns estados brasileiros, como Sergipe, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão, além do Paraná. Este ano, a jornada do Terço dos Homens à Basílica de Nossa Senhora, em Aparecida (SP), reuniu mais de 70 mil tercistas, sendo considerada a maior jornada brasileira até hoje.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui