25 C
Paraná
quinta-feira, junho 13, 2024
InícioSaúdeSESA PR solicita mais vacinas contra dengue

SESA PR solicita mais vacinas contra dengue

spot_img


A Secretaria de Estado da Saúde encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde solicitando um aumento no fornecimento de doses da vacina contra a dengue. O primeiro lote, atualmente, atende somente 30 municípios dentro da abrangência da 17ª Regional de Saúde de Londrina e 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu. No entanto, diante do cenário epidêmico, as doses disponíveis se mostram insuficientes. O Paraná registra 16.693 casos confirmados distribuídos em 279 municípios durante o atual ciclo epidemiológico.

Embora o estado figure como o terceiro com maior número de casos, ele está em quarto lugar na quantidade de municípios beneficiados, ficando atrás de Goiás (134), Bahia (115) e Mato Grosso do Sul (79), conforme consta no ofício enviado. A Secretaria de Saúde argumenta que essa realidade precisa ser considerada pelo Ministério da Saúde para uma ampliação no número de doses, embora a quantidade exata ainda não tenha sido divulgada.

Beto Preto, Secretário de Saúde, destaca a insuficiência da distribuição atual, que contempla apenas as regiões de Foz do Iguaçu e Londrina. Ele aponta casos graves em municípios como Apucarana, Paranavaí, Paranaguá, Maringá e Jacarezinho. O ofício reforça a possibilidade de iniciar a imunização antes de fevereiro, ressaltando a capacidade do estado em administrar vacinas de forma eficiente.

O esquema de imunização consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A estimativa é que, nessas regiões, 86.836 pessoas integrem o público-alvo inicialmente, composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que apresenta maior incidência de hospitalizações pela doença, conforme determinação do Ministério da Saúde.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui