24 C
Paraná
terça-feira, julho 23, 2024
spot_img
InícioEconomiaSetor industrial é determinante para o crescimento do PIB...

Setor industrial é determinante para o crescimento do PIB do Paraná

spot_img

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou da posse do novo presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos. Na solenidade, que aconteceu no Centro de Eventos da Fiep, em Curitiba, ele exaltou o papel relevante que as indústrias paranaenses e a sua entidade cumprem para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, cujo Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 8,6% nos seis primeiros meses deste ano.

“A Fiep tem um papel importantíssimo no desenvolvimento da economia do Paraná. O PIB cresceu mais do que o dobro da média nacional no primeiro semestre”, afirmou Ratinho Junior. “Temos uma parceria muito grande, sobretudo para a qualificação da mão de obra, aumentando a empregabilidade dos trabalhadores, dos jovens, das mulheres, para que estejam aptos a entrar na indústria que vem crescendo e se modernizando cada vez mais”, acrescentou.

O governador também destacou a gestão de Carlos Valter Martins pelo trabalho conjunto desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos e reafirmou o compromisso de continuar atuando em consonância com o setor produtivo. “Esperamos a continuidade dessa boa parceria com o presidente Edson Vasconcelos”, declarou.

Ratinho Junior lembrou, ainda, que o Estado se destaca em segmentos como o da celulose, em que é o maior do País, o polo automotivo, que ocupa a vice-liderança nacional, além da agroindústria, que apenas em 2022 faturou mais de R$ 200 bilhões. “A ideia é continuar trabalhando junto com a iniciativa privada, com diálogo aberto através das entidades, para poder ampliar o crescimento do Paraná e gerar mais emprego para a nossa gente”, concluiu o chefe do poder executivo.

Em agosto, mês mais recente analisado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria paranaense registrou um crescimento de 3,5% em relação a julho, um dos maiores aumentos do País, e bem acima do crescimento do Brasil que variou 0,4% no mesmo período.

Segundo o novo presidente da Fiep, a sua atuação à frente da entidade será focada na unificação e na regionalização do setor industrial paranaense. “A Fiep é uma força do Paraná e estamos pautados em fazer um belo trabalho, uma política industrial que favoreça o estado inteiro, fazendo com que a Federação esteja mais atuante também no Interior”, afirmou Vasconcelos.

O ex-presidente da Fiep Carlos Valter Martins Pedro, falou sobre o apoio do poder executivo estadual durante o seu mandato. “Foram anos de muitas ações conjuntas em defesa das indústrias paranaenses, como na marcante missão comercial conjunta na Expo Dubai, onde pudemos mostrar a força do nosso Estado para o mundo”, disse. “Também promovemos diversos encontros com cooperativas, prefeituras e sindicatos com a participação dos secretários estaduais sempre em defesa dos interesses do Paraná”, complementou.

Empresário da indústria da construção civil, com atuação também nas áreas imobiliária e de energias renováveis, Edson Vasconcelos foi eleito para o quadriênio 2023-2027 pela chapa “Somos indústria, somos Fiep”, que recebeu votos de 63 sindicatos filiados ante 32 da segunda colocada.

O novo presidente da entidade nasceu em Cascavel, no Oeste do Paraná. Ele é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Negócios Internacionais pela Ohio University, nos Estados Unidos.

Anteriormente, foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná e da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Desde 2011 integra a diretoria da Fiep como vice-presidente e desde 2014 coordena o Conselho Temático de Infraestrutura da entidade.

Além de Vasconcelos, outros 15 empresários assumiram cargos de vice-presidência dentro da nova diretoria, que é composta por 53 membros de diversos setores da indústria e que conta com representantes de todas as regiões do Paraná. O grupo assume um mandato de quatro anos à frente da instituição, com foco na defesa da política industrial paranaense, que atualmente é a 4ª maior do País entre os estados.

Também participaram da composição da mesa de honra da solenidade o vice-governador Darci Piana; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Fernando Tomasi Keppen; o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel; o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; os senadores Flávio Arns e Sérgio Moro; o deputado federal Marcos Brasil; o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli; o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos; o comandante da 5ª Divisão do Exército Brasileiro, general de divisão José Ricardo Vendramin; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Gilberto Petry. O evento ainda foi acompanhado por outros secretários estaduais e municipais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores, representantes de entidades e empresários.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui