InícioSaúdeSua saúde pode ser prejudicada pela maneira como você...

Sua saúde pode ser prejudicada pela maneira como você urina

spot_img

Fazer xixi é uma parte normal do dia e uma função que seu corpo precisa para se livrar dos resíduos. Embora possa parecer simples, na verdade existe uma maneira certa e errada de urinar.

Problemas de curto e longo prazo com a bexiga e o sistema urinário podem resultar de certos maus hábitos. Aqui estão os botches mais conhecidos que as pessoas fazem, conforme indicado por urologistas.

Todos nós já ignoramos o chamado da natureza enquanto dirigimos, assistimos a um filme ou assistimos a um show por longos períodos de tempo. No entanto, a Dra. Ashley Winter, urologista certificada e diretora médica da Odela Health, explica que tornar isso um hábito ou mantê-lo intencionalmente por um período de tempo mais longo do que o necessário pode resultar em outros problemas, como infecções urinárias. .

Dê uma olhada em uma lagoa estagnada: De acordo com o Dr. Evan Goldfischer, presidente da associação comercial de urologia nacional sem fins lucrativos LUGPA, algas e bactérias crescerão na água. Da mesma forma, é mais provável que ocorram infecções quando a bexiga está cheia porque as bactérias podem se multiplicar. Winter acrescenta que a urina não é estéril, ao contrário da crença popular.

Ela diz que é por isso que é importante beber água e urinar sempre que a bexiga estiver cheia para manter as coisas saindo do corpo.

A longo prazo, segurar o xixi pode permitir que a bexiga solte algo exagerado, diz Goldfischer, o que pode fazer alguém perder a capacidade da bexiga. Ele acrescenta que uma bexiga distendida não pode retornar à sua forma normal, semelhante a um elástico envelhecido.

Por outro lado, você pode ter incontinência urinária e deve consultar um urologista ou terapeuta do assoalho pélvico se não conseguir segurar a urina ou se tiver vazamentos frequentes.

De acordo com Goldfischer, na mesma linha, não esvaziar completamente a bexiga ao urinar, como com pressa, também pode aumentar o risco de infecção urinária e causar estiramento da bexiga.

No entanto, de acordo com Winter, não esvaziar completamente a bexiga nem sempre é intencional, e você pode nem estar ciente disso. De acordo com a Clínica Cleveland, a retenção urinária é uma condição que pode ser aguda e grave ou crônica e se desenvolver lentamente ao longo do tempo.

A retenção urinária pode ser causada por: De acordo com Winter, obstruções, certos medicamentos, infecções, inchaço e condições neurológicas nas quais há problemas com os nervos que transmitem sinais entre o cérebro e a bexiga são fatores contribuintes.

No caso de você perceber que sua bexiga não parece vazia depois de fazer xixi, consulte seu médico de cuidados primários ou um urologista. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, a retenção urinária é caracterizada por um fluxo lento, desejo persistente de fazer xixi após urinar, dor ou inchaço na parte inferior do abdômen e micção frequente em pequenas quantidades.

Winter afirma que, embora seja tecnicamente possível que uma pessoa tenha uma “bexiga pequena”, esse normalmente não é o caso. A maioria dos indivíduos que afirmam ter uma bexiga pequena, na verdade, tem uma bexiga normal, e o que eles realmente querem dizer é o limite para o desconforto.

De acordo com Goldfishcher, uma bexiga hiperativa é definida como urinar mais de oito ou nove vezes por dia. No entanto, isso varia de pessoa para pessoa e é influenciado por fatores como idade, estilo de vida e condições de saúde.

Ele continua: “Algumas pessoas são programadas para ter uma próstata muito grande, por exemplo, o que afeta a frequência com que você faz xixi” Beber muito líquido também pode levar à micção frequente.

No entanto, de acordo com a Clínica Mayo, se você urinar mais de nove vezes por dia, pode ter bexiga hiperativa, infecção do trato urinário, infecção renal, pedras na bexiga ou diabetes. Uma condição da próstata pode ser a causa da micção frequente nos homens. De acordo com Goldfischer, exames de próstata são essenciais porque um em cada seis homens desenvolverá a doença.

Winter sugere que você faça as seguintes perguntas a si mesmo se não tiver certeza se urina com muita frequência: Como isso afeta minha qualidade de vida? Se a resposta for sim ou se seus padrões de micção estiverem afetando seu trabalho, vida social ou sono, é hora de consultar um urologista.

De acordo com Goldfischer, a cafeína e o álcool aumentam a produção de urina e são irritantes da bexiga, o que significa que fazem as pessoas quererem fazer xixi mais e causam dor ou desconforto, de acordo com a Cleveland Clinic.

De acordo com Goldfischer, consumir uma quantidade excessiva deles pode resultar em micção frequente, o que pode atrapalhar sua vida ou dormir. A cafeína e o álcool podem exacerbar os sintomas de uma bexiga hiperativa, portanto, as pessoas com essa condição devem limitar seu consumo.

A cafeína e o álcool estimulam a perda de água através da micção frequente; portanto, se você não beber água suficiente, eles podem deixá-lo muito desidratado. A falta de hidratação pode causar pedras nos rins e outras condições médicas, diz Winter. “Beba mais água se sua urina estiver muito escura e concentrada”, continua ela.

Quando as bactérias entram na uretra e infectam o trato urinário – que inclui a bexiga e os rins – elas causam uma infecção do trato urinário. De acordo com a Mayo Clinic, os sintomas incluem micção frequente, forte desejo de urinar e urina com sangue ou cheiro desagradável.

Os especialistas apontam que a atividade sexual, questões anatômicas, gravidez e menopausa são fatores de risco para o desenvolvimento de uma ITU. De acordo com Goldfischer, as uretras das mulheres são mais curtas que as dos homens, facilitando a entrada de bactérias no trato urinário e causando infecções do trato urinário.

De acordo com a Mayo Clinic, embora antibióticos possam ser usados para tratar infecções do trato urinário, a infecção pode se espalhar para os rins se não for tratada. De acordo com Goldfischer, há evidências de que ter muitas infecções do trato urinário pode causar cicatrizes na bexiga ou na próstata, o que pode dificultar a micção.

Segundo Winter, um urologista deve realizar um exame porque três infecções por ano preenchem os critérios diagnósticos para ITUs recorrentes em mulheres adultas. Winter aconselha os homens a consultar um urologista sempre que tiverem uma infecção do trato urinário (ITU) para se prevenir, uma vez que as ITUs em homens são muito menos prevalentes.

De acordo com Winter, os urologistas podem rastrear condições que podem torná-lo mais propenso a ter infecções do trato urinário, como cálculos renais, baixos níveis de estrogênio ou próstata aumentada. Eles também podem recomendar o melhor tratamento ou formas de prevenir infecções do trato urinário.

De acordo com Goldfischer, depende muito da quantidade de água que você bebe, mas certos alimentos, vitaminas e suplementos também podem alterar a cor da nossa urina.

De acordo com Winter, se sua urina estiver rosada ou avermelhada, isso pode ser um sinal de alerta se você não comeu apenas uma salada de beterraba. Você deve consultar um médico ou conversar com seu médico sobre isso.

Sangue no xixi (também chamado de hematúria) geralmente não é grave, mas pode muito bem ser causado por um problema básico, como infecção do trato urinário, doença renal ou pedras, ou um problema físico, de acordo com a Mayo Facility.

“Sangue no xixi pode ser uma indicação precoce de doença, bem como crescimento maligno da bexiga”, diz Goldfischer, acrescentando que o fator de risco mais amplamente reconhecido para doenças da bexiga é o tabagismo. “Se você tem histórico de tabagismo e sangue na urina, definitivamente deve consultar um urologista.”

“O excesso de vitamina C pode causar cálculos renais”, adverte Winter, acrescentando que, desde a pandemia, as overdoses de vitamina C aumentaram devido às propriedades imunológicas da vitamina.

De acordo com Winter, “quase ninguém precisa de megadoses de vitamina C”. Isso ocorre porque não há benefício imunológico em ingerir mais vitamina C do que o recomendado pelos Institutos Nacionais de Saúde (90 miligramas por dia para adultos).

De acordo com Winter, “o problema é que a vitamina C na urina se torna algo chamado oxalato, e altos níveis de oxalato na urina podem levar a pedras nos rins”. Se você consome frutas e vegetais frescos, quase certamente não precisa de vitamina C adicional por razões médicas”.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui