24 C
Paraná
terça-feira, julho 23, 2024
spot_img
InícioSaúdeTraços de que ela pode ter transtorno de bordeline

Traços de que ela pode ter transtorno de bordeline

spot_img

Os relacionamentos já são bastante desafiadores. Quando você adiciona a dinâmica de tentar amar alguém que exibe os traços de personalidade perturbadores associados ao transtorno de personalidade limítrofe (Bordeline ou TPB), adiciona camadas de drama, travessuras e, às vezes, exibições públicas de intensas explosões emocionais à mistura.

O que é transtorno de personalidade borderline?

“O transtorno de personalidade limítrofe (Bordeline) é uma doença marcada por um padrão contínuo de humor, autoimagem e comportamento variados. A informação é de Susan Saint-Welch, no portal YourTango.

Esses sintomas geralmente resultam em ações impulsivas e problemas no relacionamento com outras pessoas. Uma pessoa com transtorno de personalidade limítrofe pode experimentar episódios de raiva, depressão e ansiedade que podem durar de algumas horas a dias. Os sintomas reconhecíveis geralmente aparecem durante a adolescência (adolescência) ou no início da idade adulta, mas os primeiros sintomas da doença podem ocorrer durante a infância”.

O Manual Diagnóstico e Estatístico (DSM) IV afirmou que as mulheres representam 70-75 por cento das pessoas diagnosticadas com esse transtorno de personalidade, pesquisas realizadas antes da publicação do DSM 5 atualizado mostraram que este é um erro causado pelo viés de gênero no parte dos clínicos.

No entanto, embora o TPB agora seja entendido como igualmente prevalente entre os gêneros, “parece haver diferenças notáveis ​​de gênero em relação aos traços de personalidade … comorbidade [de outros problemas de saúde mental] e histórias de utilização de tratamento”.

Mais especificamente, “Homens com TPB são mais propensos a demonstrar temperamentos explosivos juntamente com altos níveis de busca de novidades. transtornos de estresse … [E] homens com TPB são mais propensos a ter histórico de tratamento para abuso de substâncias, enquanto mulheres com TPB provavelmente utilizaram mais serviços de farmacoterapia e psicoterapia”.

Conforme explicado em termos leigos por John Oldham, MD, professor de psicologia no Baylor College of Medicine em Houston, “Embora seja relatado que o TPB é mais prevalente em mulheres do que em homens, isso não é correto. O correto é que os pacientes em ambientes de tratamento clínico [ou seja, recebendo terapia] são muito mais propensos a serem mulheres do que homens”.

O que causa o transtorno de personalidade borderline?
A causa exata deste e de todos os outros transtornos de personalidade ainda não está clara. No entanto, acredita-se que certos fatores desempenham um papel ou aumentam o risco de desenvolvimento de DBP.

Esses incluem:

História familiar/genética

Estrutura e função cerebral

Outros fatores ambientais, culturais e sociais

Então, não, não é culpa de ninguém se eles têm esse distúrbio. Isso geralmente anda de mãos dadas com a experiência de um evento traumático no início da vida ou com o crescimento em uma casa repleta de dinâmicas familiares insalubres.

Mas não cometa o erro de permitir que alguém faça você sentir pena deles, especialmente na medida em que eles usam o TPB como uma desculpa para fazer você se sentir mal ou como se você tivesse que tolerar seus comportamentos abusivos.

O tratamento está disponível, e qualquer pessoa diagnosticada com DBP tem a opção de obter ajuda profissional.

Para se proteger de potenciais abusos emocionais, verbais ou físicos, existem sinais de alerta que você deve estar ciente antes de entrar em um tornado de relacionamento que provavelmente nunca passará.

Com base nos sintomas descritos pelo NIH, aqui estão 10 traços de personalidade comuns encontrados em mulheres com transtorno de personalidade limítrofe.

  1. Visão irreal de si mesmos
    Mulheres com BPS tendem a ter visões distorcidas de si mesmas e/ou dos outros. Eles muitas vezes mascaram seus medos e inseguranças exagerando seu senso de identidade.
  2. Emocionalmente instável
    Eles podem ter um padrão de relacionamentos instáveis com a família, amigos ou relacionamentos românticos.
  3. Temeroso
    É comum que as mulheres com TPB tenham medo de abandono ou perda em um relacionamento. Muitas vezes, isso é algo que ocorreu durante sua infância e agora está sendo repetido inconscientemente na vida adulta, em um esforço para evitar mais sentimentos de rejeição e abandono.
  4. Independente
    Mulheres com TPB podem se sentir separadas de si mesmas. Pensa-se que eles são removidos e se observam do lado de fora.
  5. Oco
  6. Muitas vezes se sentem emocionalmente vazios e sozinhos.
  1. Impulsivo
    Eles podem ser impulsivos em relação à bebida, condução imprudente, gastos, sexo inseguro e compulsão alimentar. No entanto, é importante observar que, se esses comportamentos ocorrerem durante um humor elevado, eles podem ser um sinal de um transtorno de humor em vez de um transtorno de personalidade limítrofe.
  2. Paranóico
    Mulheres com TPB muitas vezes têm dificuldade em confiar nos outros. Eles frequentemente se preocupam que as pessoas tenham más intenções em relação a eles e possam prejudicá-los.
  3. Volátil
    Mulheres com TPB são propensas a mudanças repentinas de humor que duram de horas a vários dias.
  4. Autodestrutivo
    Eles podem ter pensamentos frequentes de querer se automutilar por meios como se cortar.
  5. Potencialmente suicida
    Eles podem ter pensamentos frequentes de ideação suicida, ou muitas vezes podem fazer ameaças de suicídio a outras pessoas.

Embora alguém diagnosticado com TPB possa não apresentar todos os sintomas listados acima, esta é uma lista sólida da qual você pode identificar possíveis sinais de alguém que será extremamente desafiador como parceiro em um relacionamento, mesmo que tecnicamente não tenha limite transtorno de personalidade.

Pessoas com TPB tendem a triangular os relacionamentos. Isso significa que eles podem colocar as pessoas umas contra as outras para se sentirem mais próximas de uma das pessoas do triângulo.

Seus sentimentos também podem mudar de um extremo para o outro rapidamente, e muitas vezes criam drama na tentativa de aproximar emocionalmente seu parceiro.

Se você começar a suspeitar que alguém com quem está namorando pode ter esse distúrbio, recomendo correr para longe, muito, muito longe.

Se você se casou com ela e/ou tem filhos juntos e decidiu que quer ficar, saiba que esses comportamentos acima vão continuar.

Se você decidir sair do relacionamento, você pode conversar com ela e dizer a ela que o relacionamento simplesmente não é adequado e não funciona para você e que você precisa terminá-lo. Esteja ciente, no entanto, que não importa como você diga isso, ela sentirá o rompimento como um abandono.

Se possível, recomendo terminar em um ambiente público. Não termine com ela em sua casa. Ela provavelmente reagirá fortemente, e pode até reagir perigosamente. Você precisa ser capaz de sair com facilidade e segurança.

Acima de tudo, não a rotule como tendo transtorno de personalidade limítrofe.

Nada de bom virá disso.

Quando você rompe o relacionamento, você precisa estabelecer limites fortes e consistentes desde o início.

Isso é muito difícil de lidar, eu sei, mas limites consistentes são a única maneira de lidar com essa situação desafiadora.

A boa notícia é que qualquer pessoa com TPB pode obter ajuda profissional. Mas essa é a escolha deles e só deles fazer.

No mundo médico de hoje, há habilidades que ela pode aprender para ajudá-la a gerenciar os problemas da vida. Mas você não está no controle se ela procura ou não ajuda. Essa é sua própria responsabilidade e decisão, de uma forma ou de outra.

Estar envolvido com alguém que tem esses traços de personalidade pode fazer você se sentir louco, com pena deles, duvidar de suas próprias ações e simplesmente miserável.

Não estou dizendo que você deve terminar um relacionamento com alguém que tenha transtorno de personalidade limítrofe, não importa o que aconteça, mas pelo menos pense cuidadosamente sobre o que esse relacionamento envolverá, pois é improvável que esses traços mudem significativamente.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui