23.5 C
Paraná
quinta-feira, maio 23, 2024
InícioCiênciaTrês novas luas foram avistadas ao redor de Netuno...

Três novas luas foram avistadas ao redor de Netuno e Urano

spot_img

Astrônomos descobriram três novas luas no nosso sistema solar, totalizando o número de satélites naturais para 293.

O Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional anunciou que uma delas está orbitando Urano, as outras duas estão mais próximas de Netuno.

“As recém-descobertas luas foram as mais difíceis de encontrar”, explicou Scott Sheppard, membro do Laboratório de Ciências da Terra e Planetas da Instituição Carnegie. “Foi necessário um método especial de processamento de imagem para revelar objetos tão difíceis de enxergar.”

Esta descoberta fez com que o instituto atualizasse o número de luas orbitando os planetas: Urano tem 28, Netuno, 16.

O instituto afirmou que S/2023 U1 é a menor lua de Urano, medindo apenas 8 quilômetros de largura, aproximadamente.

Aqueles que não apreciam os nomes provisórios complicados destes corpos celestes, não precisam se preocupar – Logo o planeta receberá um nome definitivo baseado em um personagem das peças de Shakespeare, desta forma, seguindo a convenção de nomeação dos satélites uranianos.

Quanto aos satélites de Netuno, Sheppard mencionou que a descoberta não é tão recente assim. Eles já haviam sido avistados. Porém, foi necessário mais tempo observando elas para confirmar que de fato eram luas.

“A lua mais brilhante de Netuno tem a designação provisória de S/2002 N5, mede cerca de 23 quilômetros e leva quase 9 anos para orbitar o planeta. A outra é a S/2021 N1 e mede aproximadamente 14 quilômetros, com uma órbita de quase 27 anos”, afirmou o instituto. Ambos S/2002 N5 e S/2021 N1 serão nomeados a partir das ninfas do mar das mitologias gregas.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui