A espera de décadas chegou ao fim, com direito a aplausos, buzinaço e comemoração. O novo Trevo Cataratas, em Cascavel, foi liberado oficialmente para o trânsito neste domingo (21). A conclusão da obra, tratada como prioridade pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), acaba com um dos piores gargalos rodoviários do País, ponto de interseção das rodovias BR-369, ligação com Maringá; da BR-277, sentido Guarapuava e Foz do Iguaçu; da PR-467, em direção a Toledo; e da Avenida Brasil, principal via de acesso a Cascavel. O fluxo diário no local é estimado em 45 mil veículos/dia.
“É um momento de grande alegria. Conseguimos entregar uma obra há tanto tempo desejada pela população do Paraná. Ganha Cascavel, ganha a região e ganha o Estado. Acabamos com um problema logístico que emperrava o trânsito do Oeste”, ressaltou Ratinho Junior.
“O Trevo Cataratas se junta a obras que eram aguardadas, mas que não saíam do papel. Agora está entregue, para o bem da população. É o mesmo caso da Estrada Boiadeira, a segunda ponte Brasil-Paraguai, a engorda de Matinhos, a duplicação da PR-445 em Londrina e tantas outras, algumas em fase de licitação, como a Ponte de Guaratuba”, destacou o governador.
O investimento na obra foi de R$ 82 milhões, segundo a concessionária. O equipamento integra um pacote de projetos que começaram a ser executados com recursos do acordo de leniência, de R$ 400 milhões, firmado pela Ecorodovias com o Ministério Público Federal.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti participou do ato simbólico ao lado do prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos. “Um momento histórico em que tiramos do papel uma obra aguardada por décadas. Desatamos o nó logístico do Paraná”, afirmou’o secretário. “Construção que terá impacto na economia de todo o Estado, fazendo com que o escoamento da safra ganhe agilidade”.
A readequação permitirá que as rodovias que convergem para o trevo não sofram interferências entre si. Com isso, destacou o secretário, o tráfego no local ganhará fluidez e seguro, acabando com a necessidade de operação do sistema por sinalização semafórica.
“21 de agosto de 2022, um dia que muda a história de Cascavel, graças a sensibilidade do governador Ratinho Junior. Com essa obra teremos mais segurança e menos mortes no trânsito, uma obra que muitos acreditavam que nunca aconteceria”, disse Paranhos.
ETAPAS – A obra teve início em outubro de 2020, com a execução de uma nova via marginal paralela à BR-277, além de melhorias em vias próximas, e a pavimentação de acessos temporários. Eles foram utilizados para desviar integralmente o trânsito de veículos do canteiro central do trevo, na chamada segunda etapa da obra de adequação. A terceira fase foi composta por nova pavimentação e novos viadutos no canteiro central.
Agora, com a liberação do tráfego, serão restauradas e adequadas as vias que estavam sendo utilizadas como alternativas ao canteiro central do trevo, finalizando os serviços previstos.
Até novembro, dentro do prazo, tudo estará pronto e em funcionamento para a população.
COMPLEXO – O novo Trevo Cataratas é composto por dois viadutos de 900 metros, passarelas com escadas e rampas, nove quilômetros de vias, 230 novos postes de iluminação e dois quilômetros de redes de bueiros.
Uma condição imposta à concessionária pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão ambiental do Paraná, para aprovar a obra foi a obrigação de que o trevo tenha bacias de contenção subterrâneas. A obra será construída em cima da transposição do rio Cascavel, afluente do rio Iguaçu e que abastece 70% da população do município. No caso de um acidente, as bacias de contenções terão suporte técnico para armazenar até 400 mil litros de efluentes derramados na pista.