De acordo com um especialista e especialista em tecnologia, espera-se que o laboratório de pesquisa em IA OpenAI implemente a tecnologia GPT-5 ainda este ano, o que pode tornar a IA generativa indistinguível da humana.
Na semana passada, o empresário e desenvolvedor de tecnologia Siqi Chen twittou: “Fui informado de que o gpt5 está programado para concluir o treinamento em dezembro e que a OpenAI espera que ele atinja o AGI”. Chen é cofundador da empresa de software financeiro Runway Financial, ex-vice-presidente de crescimento da Postmates e membro do conselho de administração da Sandbox VR.
AGI significa “falso conhecimento geral”, que se caracteriza quando estruturas de inteligência simuladas podem apreender um empreendimento ou ideia equivalente a pessoas.
Chen continuou: “O que significa que todos nós vamos debater ferozmente se ele realmente atinge o AGI”. indicando que sim.”
Depois disso, Chen disse que não quis dizer que a atualização do GPT-5 levaria ao AGI, mas que “pessoas diferentes de zero acreditam que chegará lá”.
O laboratório diz que o sistema GPT-4 da OpenAI, o modelo de aprendizado profundo mais recente da empresa, foi lançado no mês passado. De acordo com o laboratório, o sistema “exibe desempenho de nível humano em vários benchmarks profissionais e acadêmicos”.
Mais de 2.000 líderes tecnológicos, incluindo o cofundador da Apple Steve Wozniak, o billionário Elon Musk, além de professores universitários e outros, assinaram uma carta aberta pedindo a todos os laboratórios de IA que interrompam os sistemas de treinamento com mais potência do que o GPT-4. A carta adverte que “os sistemas de IA com inteligência competitiva humana podem representar riscos profundos para a sociedade e a humanidade” e pede um hiato de seis meses dos laboratórios.
“Devemos nos perguntar: os sistemas de IA modernos estão se tornando competitivos para humanos em tarefas gerais?” Devemos permitir que as máquinas inundem nossos canais de informação com mentiras e propaganda? Todos os trabalhos, incluindo os gratificantes, devem ser automatizados? A carta indaga.