17.7 C
Paraná
terça-feira, maio 21, 2024
InícioCulturaAmpliando Horizontes lança livros desenvolvidos em oficina de criação...

Ampliando Horizontes lança livros desenvolvidos em oficina de criação durante 2023

spot_img

Fernando Pessoa se estivesse vivo, certamente iria querer morar em Curitiba, a capital nacional da poesia e da ficção brasileira, a resposta dessa afirmação acontecerá neste sábado, dia 11, a partir das 14h, no CineGuarani, quando serão lançados três livros do projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção Ano 2.

O idealizador e coordenador pedagógico do projeto, Marcio Renato dos Santos, vai mediar um bate-papo com os professores das oficinas de conto (Jonatan Silva), poesia (Priscila Prado), e romance (Paulo Venturelli), incluindo a participação de Victor Augustus Graciotto Silva, historiador, escritor, editor e coordenador-geral de Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção Ano 2.

Em seguida, participantes dos cursos realizarão leitura de poemas e textos de ficção. Depois, acontecerá a sessão de autógrafos.

As 3 obras impressas reúnem conteúdos produzidos nas oficinas de poesia, conto e romance viabilizadas pelo projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção em 2023 – as atividades presenciais foram realizadas na Casa de Leitura Hilda Hilst (poesia e conto) e na Casa de Leitura Miguel de Cervantes (romance), entre junho e agosto deste ano.

Durante os encontros, os professores-escritores apresentaram fundamentos teóricos e estimularam atividades práticas para a escrita de contos, poemas e romances. Ao final, a escritora Andréia Carvalho Gavita e os escritores Antonio Cescatto e Roberto Nicolato selecionaram os poemas, os contos e os fragmentos de romances publicados pela Máquina de Escrever Editora, empresa responsável pela edição e comercialização das obras.

Além de oferecer a oportunidade de conhecer técnicas e recursos para a escrita, estimulando a produção de poesia e ficção, Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção Ano 2 também fomenta a economia criativa paranaense.

“Contratamos revisoras, um diagramador, um capista, enfim, a equipe necessária para realizar as obras, além dos serviços de uma gráfica”, diz Victor Augustus, acrescentando que o site www.ampliandohorizontes.com.br, disponível desde a primeira edição, foi atualizado com as informações deste ano.

Após o lançamento, os livros serão encaminhados a instituições culturais e bibliotecas com a finalidade de disponibilizar ao público os fragmentos de romances, contos e poemas.

“Da ideia inicial à publicação do conteúdo em livro impresso, quem participa de nosso projeto vivencia todas as fases do processo artístico, incluindo o lançamento. A partir de agora, disponibilizamos as obras em bibliotecas para o público leitor completar o circuito da literatura, por meio de olhares e interpretações dos poemas e textos de ficção elaborados em nossas oficinas”, comenta Marcio Renato dos Santos, que não deixa de informar que os desenhos das capas dos 3 livros são de autoria de Simon Taylor.

Serviço:

Lançamento com bate-papo seguido de sessão de autógrafos dos 3 livros do projeto “Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção – Ano 2” em 11 de novembro, a partir das 14 horas, no Cine Guarani – Portão Cultural, na Avenida República Argentina, 3.430, no bairro Portão, em Curitiba.

Cada livro custa, promocionalmente, R$ 30.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui