25.1 C
Paraná
quinta-feira, julho 25, 2024
spot_img
InícioGeralCNH Digital tem quase 3 milhões de cadastros no...

CNH Digital tem quase 3 milhões de cadastros no Paraná

spot_img

Os smartphones de 2.993.354 paranaenses já contam com a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação, representando 50,7% do total de habilitados no estado, que soma 5.893.343 condutores. Esses dados foram levantados em uma colaboração entre o Detran-PR e o Serpro, a empresa pública de tecnologia do governo federal. A CNH Digital assume o papel do documento físico como requisito obrigatório para dirigir veículos e como meio de identificação pessoal.

A CNH Digital, que substitui o formato físico como documento obrigatório para a condução de veículos e como identificação pessoal, já conta com 42.811.056 condutores em todo o país utilizando o aplicativo correspondente. Os paranaenses representam 7% desse total. São Paulo lidera o ranking nacional com 12.482.801 documentos digitais, seguido por Minas Gerais (4.518.720) e Rio Grande do Sul (3.455.965).

A facilidade de obtenção da CNH Digital é evidenciada no processo de habilitação inicial ou renovação, onde a versão digital é disponibilizada automaticamente. Para acessá-la, o cidadão deve fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou do app específico do Detran-PR, denominado Detran Inteligente. Vale ressaltar que transitar sem a CNH configura uma infração de trânsito leve, sujeita a uma penalidade de três pontos na carteira.

O Detran-PR enfatiza a constante promoção dessa prática como parte de seus esforços na digitalização dos serviços. O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, destaca a conveniência de ter um documento de identificação no celular, proporcionando ao cidadão a vantagem de não precisar solicitar uma segunda via em caso de perda, por exemplo.

Além da CNH Digital, o aplicativo Detran Inteligente oferece diversas facilidades aos condutores e proprietários de veículos. Com 4.341.300 downloads, o app permite realizar uma variedade de serviços, como solicitar transferência de veículo, primeiro emplacamento, consultar débitos, efetuar o pagamento do IPVA e registrar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), entre outros. O aplicativo está disponível na Google Store e no sistema iOS.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui