23.5 C
Paraná
quinta-feira, maio 23, 2024
InícioSaúdeComo remover microplásticos da água

Como remover microplásticos da água

spot_img

Pequenas partículas de plástico podem parecer alarmantemente comuns e praticamente impossíveis de eliminar – elas foram encontradas em alimentos, leite materno e até mesmo nuvens. No entanto, uma pesquisa recente indica que uma abordagem simples poderia reduzir os microplásticos na água potável: fervê-la.

Em um artigo publicado recente, Zhanjun Li e Eddy Y. Zeng relatam que ferver e filtrar a água ajudou a eliminar até quase 90 por cento das minúsculas partículas de plástico. Eles observam que essas partículas foram encontradas em 129 de 159 amostras de água da torneira de 14 países em todo o mundo.

O impacto potencial de ingerir essas pequenas partículas ainda não é totalmente compreendido. Embora um relatório recente da Organização Mundial da Saúde tenha destacado vários possíveis riscos à saúde associados à exposição aos microplásticos, também enfatizou a necessidade de mais pesquisas.

“As investigações científicas levam tempo”, disse o cientista sênior Chris Reddy. “A imagem completa ainda está sendo desenvolvida.” “Em última análise”, acrescentou, “sempre é aconselhável minimizar a ingestão de substâncias não naturais.”

Como ferver a água reduz os microplásticos

Para seu estudo, Li e Zeng, professores da Universidade Médica de Guangzhou e da Universidade de Jinan, respectivamente, simularam água da torneira contendo minerais comuns, produtos químicos e microplásticos. Eles visavam determinar se simplesmente ferver a água poderia eliminar efetivamente as pequenas partículas de plástico.

As descobertas foram interessantes, especialmente em água “dura” contendo altas concentrações de minerais como cálcio e magnésio. Em temperaturas suficientemente altas, o carbonato de cálcio (presente na água da torneira) solidifica, efetivamente envolvendo ou “encrustando” as partículas de plástico, tornando-as fáceis de remover por meio de métodos simples de filtragem, como usar um filtro de café.

Dá pra fazer isso em casa?

Os pesquisadores enfatizaram por e-mail que são necessárias mais pesquisas para compreender as implicações dos microplásticos na saúde humana e a eficácia de ferver e filtrar água potável para removê-los. Como a qualidade da água e os níveis de microplásticos variam regionalmente, essa abordagem pode ser mais ou menos eficaz dependendo da localização.

“Este estudo tem como objetivo incentivar mais pesquisas”, escreveram os cientistas no artigo. No entanto, também observaram que ferver água é relativamente simples e oferece benefícios à saúde, como eliminar micróbios, parasitas e vírus prejudiciais.

Se você quiser tentar este método, os pesquisadores aconselharam esperar de 5 a 10 minutos para que os sólidos se depositem e a água esfrie antes de filtrar os sólidos.

Reddy sugeriu que as pessoas não precisam começar a ferver toda a sua água potável. No entanto, ele encontrou esperança na acessibilidade da solução proposta no artigo.

“Será que vamos ser capazes de coletar cada pedaço de plástico presente na Terra? Provavelmente não”, disse Reddy. “Mas acredito que podemos fazer grandes mudanças.”

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui