InícioCiênciaDescoberta nova espécie de água-viva

Descoberta nova espécie de água-viva

spot_img

Cientistas anunciaram a descoberta de uma nova espécie de medusa – um tipo de água-viva de formato guarda-chuva que nada livremente. A criatura marinha foi avistada pela primeira vez em 2002 em uma estrutura vulcânica submarina ao sul de Tóquio, Japão, e se destaca por ter um “X” vermelho brilhante em seu estômago.

Os achados foram publicados em novembro passado no periódico científico Zootaxa. Os pesquisadores batizaram o animal marinho de “Santjordia pagesi”, em homenagem à Cruz de São Jorge, devido ao marcante “X”. O sufixo “pagesi” foi uma homenagem ao falecido Dr. Francesc Pagès, um taxonomista de águas-vivas.

“André Morandini, cientista, explicou: “Essa espécie é bastante diferente de todas as medusas de águas profundas conhecidas até agora. Ela é relativamente pequena, enquanto outras encontradas nesse tipo de ambiente são muito maiores.”

Quanto ao distintivo “X” vermelho, Morandini sugeriu que “provavelmente está relacionado à captura de alimentos”.

A medusa S. Pagesi, que possui 240 tentáculos, foi avistada e coletada há mais de vinte anos próximo às Ilhas Ogasawara, no Japão, com o auxílio de um veículo operado remotamente – a única maneira de pesquisar as águas inóspitas. Em 2020, cientistas avistaram outro espécime da medusa com o mesmo padrão de marcação na mesma área, porém não conseguiram coletá-lo.

Apesar de, geralmente, a descoberta de uma nova espécie exigir a coleta de mais de um indivíduo, essa medusa recebeu nome e descrição baseados na captura de apenas um exemplar, dada a sua raridade, explicou Morandini.

“Optamos por publicar a descrição e chamar a atenção para as espécies presentes no local, que possui um substrato rico em minerais e potencial para ser desenvolvido comercialmente”, acrescentou o cientista. “Infelizmente, não é possível conduzir pesquisas em tais lugares sem parceiros que tenham interesses desse tipo.”

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui