22.6 C
Paraná
domingo, dezembro 22, 2024
spot_img
InícioSaúdeEsta vitamina é perigosa

Esta vitamina é perigosa

spot_img

Nutrientes e melhorias são parte de muitos dos nossos regimes de bem-estar do dia-a-dia. Afinal, obter os nutrientes certos é muito importante se você deseja ter uma vida longa e saudável! No entanto, estudos indicam que tomar uma quantidade excessiva de certas vitaminas, como a niacina, pode resultar em efeitos adversos.

A niacina, também conhecida como vitamina B3, é um membro da família da vitamina B. Ajuda-nos a converter alimentos em energia, regulando o metabolismo e a função do nosso sistema nervoso. Nossas células também precisam de niacina para funcionar e produzir.

Também foi demonstrado que a niacina é um nutriente potente para a saúde do coração. Na verdade, os especialistas às vezes endossam suplementos de niacina junto com estatinas para ajudar as pessoas que lutam contra o colesterol elevado. Por causa disso, os suplementos de niacina são frequentemente anunciados como tendo benefícios para o coração, e muitas pessoas optam por se tratar com eles. No entanto, isso pode não ser a melhor opção.

Infelizmente, é possível consumir muita niacina para que seu corpo se torne tóxico. Para senhoras adultas, a soma sugerida é de 14 miligramas por dia. Por outro lado, suplementos populares contêm até 500 mg em dose única.

Em um estudo, um grupo de médicos estava tratando um homem de 61 anos que havia perdido a visão repentinamente. Seu primeiro exame oftalmológico revelou que ele estava quase cego. O paciente deu seu histórico médico aos médicos, incluindo seu colesterol alto, mas ele não disse a eles a princípio que estava tomando niacina sozinho para tratá-lo. Os médicos concluíram que o paciente vinha tomando uma longa lista de suplementos e consumia de três a seis gramas de niacina por dia durante vários meses, e levantaram a hipótese de que essa era a causa dos problemas oculares que tinha.

Uma rara reação tóxica conhecida como maculopatia induzida por niacina foi identificada depois que imagens da retina do paciente foram feitas pela equipe médica para confirmar que a niacina danificou as células. Com essa condição, um líquido se forma na mácula – a pequena região no ponto focal da retina – e causa expansão no olho e, posteriormente, visão embaçada. Felizmente, a equipe descobriu que interromper a vitamina restaurou a visão do paciente e reverteu esse efeito.

Outros efeitos adversos à saúde também foram associados a altas doses de niacina. Dores de cabeça, tontura, pressão arterial baixa, açúcar elevado no sangue, náusea, azia e dor de estômago podem ocorrer ao tomar 1.000 mg do suplemento diariamente. Dosagens superiores a essa podem causar problemas médicos mais extremos, como danos musculares, úlceras estomacais e, surpreendentemente, lesões hepáticas.

Mesmo que você não tome um suplemento, certifique-se de obter niacina suficiente, pois é um nutriente essencial. Para fazer isso, apenas certifique-se de ter alimentos como aves, peixes, abacates, amendoins, cogumelos, arroz de cor terrosa e produtos de trigo integral.

Portanto, como outra atualização, embora os suplementos não sejam tão controlados quanto as prescrições habituais, é fundamental conversar com seu médico de cuidados primários sobre quaisquer nutrientes que você esteja tomando. Uma quantidade maior de algo geralmente não é melhor, e manter seus níveis de suplementos específicos dentro de um limite seguro é basicamente tão importante quanto obter o suficiente deles.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui