15.1 C
Paraná
sábado, julho 13, 2024
spot_img
InícioCiênciaIngenuity da NASA em Marte "liga para casa" após...

Ingenuity da NASA em Marte “liga para casa” após ficar sem contato

spot_img

Muito tempo sem comunicação: Após mais de dois meses de silêncio no rádio, a NASA anunciou na sexta-feira que se reconectou com o ousado Helicóptero Ingenuity Mars.

O helicóptero menor do que o normal, que pegou carona para o Planeta Vermelho com o meandro de estabilidade em meados de 2021, resistiu bem além das predeterminações da missão subjacente de 30 dias para demonstrar a plausibilidade de sua inovação em cinco corridas práticas.

Daquele ponto em diante, ele foi transmitido várias vezes, atuando como um batedor voador para ajudar seu amigo de rodas a procurar indícios de vida microbiana antiga de bilhões de anos antes, quando Marte era muito mais úmido e quente do que hoje.

No dia 26 de abril, o 52º voo do Ingenuity decolou, mas os controladores da missão no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, na Califórnia, perderam contato com a espaçonave quando ela desceu à superfície após um salto de dois minutos e 363 metros.

A deficiência de correspondências era normal, visto que restava uma inclinação entre Engenhosidade e Constância, que funciona como uma transferência entre o robô e a Terra.

Em qualquer caso, “este foi o mais longo que fizemos sem ouvir da Criatividade tão longe na missão”, disse Joshua Anderson, capataz de recursos do JPL.

“O Ingenuity tem a intenção de resolver quando falhas de correspondência como essa acontecem, mas nós como um todo realmente tivemos uma sensação libertadora ao finalmente ouvir de volta.”

O helicóptero Ingenuity parece estar em boas condições, de acordo com os dados até agora. Caso as verificações de saúde adicionais não mostrem anormalidades, o Ingenuity estará pronto para seu próximo voo, que o levará para o oeste em direção a um afloramento rochoso que a equipe do Perseverance deseja investigar.

Esta não é a primeira vez que a Ingenuity teve suas comunicações cortadas. O helicóptero estava vasculhando um antigo delta de córrego quando desapareceu por cerca de seis dias em abril, “um período de tempo angustiantemente significativo”, escreveu o designer-chefe Travis Brown no blog dele.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui