22.4 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioEducaçãoMinistério da Educação libera dois mestrados e três doutorados...

Ministério da Educação libera dois mestrados e três doutorados nas universidades estaduais

spot_img

Por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Ministério da Educação aprovou cinco novos programas de mestrado e doutorado para as universidades estaduais do Paraná. Para aqueles interessados em ingressar na pós-graduação, as oportunidades adicionais são para pós-graduação em Expressões Visuais e Enfermagem e doutorado em Ciências do Desenvolvimento, Ciências Fisiológicas e Projeto Estrutural. As instituições têm até um ano para começar a selecionar os alunos após receberem a aprovação.

Mais da metade dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu do Paraná são oferecidos pelas sete universidades estaduais. São 570 programas de mestrado e doutorado oferecidos por 36 instituições públicas e privadas. São 311 cursos e centenas de oportunidades de pesquisa acadêmica na rede pública estadual de ensino superior, incluindo as cinco novas ofertas.

As autorizações de novos cursos, segundo Fabiano Gonçalves Costa, diretor de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, são uma forma da Capes reconhecer a qualidade das universidades públicas estaduais. As autorizações de abertura de cursos são submetidas a um escrutínio extremamente rigoroso. Isso demonstra que nossas universidades estaduais e nosso sistema estão bem estruturados e maduros cientificamente a ponto de a Capes aprovar nossa abertura de programas de mestrado e doutorado, explica.

O acesso aos programas de pesquisa científica também é facilitado pela expansão da oferta de cursos de pós-graduação. O ensino superior é fortalecido e verticalizado por esses novos programas. Isso fortalece nosso sistema e possibilita capacitar ainda mais os paranaenses”, continua o diretor.

Dois novos programas de doutorado em engenharia civil e fisiologia foram recomendados para a UEM. O programa de doutorado em biologia evolutiva foi aprovado por meio de uma colaboração entre a Universidade do Centro-Oeste (Unicentro) e as universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG).

O Mestrado Profissional em Enfermagem será ofertado por meio da parceria entre a Unicentro e as universidades estaduais do Norte do Paraná (Uenp) e do Paraná (Unespar); e o Mestrado em Artes Visuais, pela Unespar, no campus Curitiba I.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui