15.9 C
Paraná
domingo, junho 23, 2024
InícioCiênciaNASA mostra o que acontece quando dois tomates ficam...

NASA mostra o que acontece quando dois tomates ficam no espaço por 8 meses

spot_img

A NASA mostrou ao mundo dois pequenos tomates que o astronauta Frank Rubio colheu na Estação Espacial Internacional, mas desapareceram. A descoberta inesperada demonstrou como a comida é afetada no espaço; Rubio guardou a comida dentro de um Ziploc.

Funcionários da NASA postaram uma atualização dizendo: “A fruta foi encontrada em um saco plástico desidratada e ligeiramente esmagada, apesar de muitos meses após o desaparecimento dos tomates. Além de alguma descoloração, não apresentava crescimento microbiano ou fúngico visível”.

Rubio havia mencionado apenas um tomate perdido antes, mas a NASA agora afirma que ele foi cultivado como parte do experimento eXposed Root On-Orbit Test System, ou XROOTS, em 2022, e não VEG-05 em 2023. “O experimento usa hidropônico e aeropônico técnicas para cultivar plantas sem solo ou outros meios de crescimento e poderia fornecer soluções adequadas para sistemas vegetais necessários para futuras missões de exploração espacial”, afirmou.

A NASA observou que o verdadeiro objetivo da produção de alimentos na ISS é testar métodos que possam ser usados na futura exploração da Lua e de Marte. Além disso, existem vários estudos que investigam a possibilidade de alimentar os astronautas com alimentos frescos.

O VEG-05 estava testando a produção de tomates anões e outros alimentos, enquanto o mais recente Planet Habitat-03 “é um dos primeiros estudos de plantas multigeracionais a bordo da estação espacial que poderia ajudar os pesquisadores a avaliar se as adaptações genéticas em uma geração de plantas cultivadas no espaço pode ser transferido para o próximo.” (O Habitat-03 está atualmente embalado a bordo de uma nave espacial aguardando retorno à Terra no final do mês; infelizmente, os mais famosos tomates XROOTS foram descartados.)

E também há benefícios intangíveis na alimentação espacial. “Os benefícios do cultivo de plantas no espaço não param por aí”, acrescentaram funcionários da NASA. “Os astronautas relatam que o tempo gasto na jardinagem traz benefícios psicológicos, aumentando a qualidade de vida no espaço e elevando o moral.”

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui