InícioSaúdeO sono REM é mágico

O sono REM é mágico

spot_img

Você pode ver usando qualquer rastreador de sono que dormir é tudo menos passivo. E nenhum estágio do sono exemplifica melhor isso do que o movimento rápido dos olhos (REM), também conhecido como sono dos sonhos.

O Dr. Rajkumar Dasgupta, especialista em medicina do sono e pneumologia da Keck School of Medicine da Universidade do Sul da California, declarou: “Também é chamado de sono paradoxal ou sono ativo, porque o sono REM está muito próximo de estar acordado”.

Não estava claro o que acontecia no cérebro durante a noite antes que o sono REM fosse descoberto na década de 1950. Os pesquisadores de hoje, por outro lado, veem o sono como um processo altamente ativo que inclui muitos tipos diferentes de descanso, incluindo o REM, que de certa forma não parece descanso.

Durante o sono REM, o cérebro fica muito “ligado”, enquanto o corpo geralmente fica “desligado”. É realizar sonhos vívidos e combinar informações e memórias. Os cientistas ainda estão tentando descobrir como exatamente esse bizarro estado de consciência funciona.

Dasgupta afirmou: “É justo dizer que ainda há muito a aprender sobre o sono REM.” No entanto, o que os pesquisadores sabem é que o sono REM é essencial para nosso bem-estar emocional, função cerebral e possivelmente até longevidade.

“Estamos entrando e saindo desse padrão rítmico e sinfônico dos vários estágios do sono durante a noite:” não-REM 1, 2 e REM”, disse Rebecca Robbins, cientista associada da divisão do Brigham and Women’s Hospital. de sono e distúrbios circadianos e instrutor de medicina na Escola Médica Harvard.

Você entra no primeiro estágio do sono não REM quando adormece. Isso é considerado sono leve porque dura menos de dez minutos. Ao entrar no segundo estágio do sono não REM, onde a temperatura do corpo cai e as ondas cerebrais diminuem, a respiração e a frequência cardíaca diminuem e os músculos relaxam. O corpo repara seus ossos e músculos, fortalece seu sistema imunológico, libera hormônios e restaura sua energia no terceiro estágio, conhecido como sono profundo.

Sua frequência cardíaca, respiração e atividade cerebral aumentam durante o sono REM. Acende em partes do seu cérebro que processam emoções e informações sensoriais (do seu mundo dos sonhos). Dasgupta explicou que enquanto seu cérebro está paralisando os músculos de seus braços e pernas, você não pode realizar seus sonhos.

O ideal é passar pelas quatro fases em ciclos de 90 a 110 minutos que se repetem de quatro a seis vezes por noite. De acordo com a Dra. Indira Gurubhagavatula, professora associada de medicina no Centro Médico VA na Filadélfia e especialista em sono da Penn Medicine, você acorda descansado e alerta.

É provável que o processamento emocional e a consolidação da memória que ocorrem durante o REM sejam os culpados se você já foi para a cama chateado com alguma coisa e acordou visivelmente menos incomodado no dia seguinte. De acordo com Matthew Walker, professor de neurociência e psicologia na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e fundador e diretor do Center for Human Sleep Science, há evidências de que seu cérebro separa as memórias de sua carga emocional, removendo as “agudas e dolorosas limites” das dificuldades da vida. Ele descreveu o REM como “uma forma de terapia noturna”.

Além disso, o REM nos ajuda a aprender melhor. De acordo com Robbins, durante esse estágio do sono, seu cérebro integra as conexões neurais formadas pelas experiências do dia anterior nas redes existentes.

Walker continuou: Começamos a combinar essas novas informações com as informações que já armazenamos em nosso catálogo anterior. É quase como uma alquimia de informação.”

Ele acrescentou: “Essas novas conexões também aumentam nossa criatividade”. Uma rede mental revisada de associações nos ajuda a resolver problemas quando acordamos. Em um pequeno estudo, o laboratório de Walker pediu às pessoas que resolvessem quebra-cabeças de anagramas depois de serem despertadas de vários estágios do sono. Eles descobriram que as pessoas que foram despertadas do sono REM resolveram anagramas 32% mais rápido do que as pessoas que foram despertadas do sono não REM.

Naturalmente, também existe o sonho: REM é onde ocorre a maioria dos nossos sonhos vívidos. Os especialistas acham que os sonhos são apenas um subproduto do sono REM (movimento rápido dos olhos), que é a manifestação mental da atividade neurológica. No entanto, Walker afirmou que alguns indivíduos acreditam que podem ajudar no processamento de eventos traumáticos.

E apesar de a maioria dos processos físicos, como a reparação de tecidos ósseos e musculares, ocorrer durante os estágios do sono não REM, Walker afirmou que algumas alterações hormonais, como a liberação de testosterona (que atinge o pico no início do primeiro ciclo REM), ocorrem durante o sono REM.

Gurubhagavatula afirmou que, embora a genética e outros fatores possam influenciar a quantidade de sono necessária, a maioria dos adultos deve almejar sete a nove horas por noite, incluindo aproximadamente duas horas de sono REM.

No entanto, certos comportamentos podem interromper especificamente seu sono REM. Gurubhagavatula declarou: “Interromper seu sono indo para a cama tarde e depois acordando com um despertador pode colocá-lo em risco de privação crônica do sono REM.” Isso se deve ao fato de que os períodos de sono REM mais longos ocorrem frequentemente à noite.

De acordo com Walker, beber álcool antes de ir para a cama também “prejudica significativamente o sono REM”. Isso se deve à produção de compostos que têm impacto na regulação do ciclo do sono durante o metabolismo do álcool. Gurubhagavatula também disse que as pessoas que bebem moderada ou pesadamente são mais propensas a ter distúrbios comportamentais do sono REM.

A interrupção do sono REM ou o distúrbio comportamental do sono REM também podem ser causados por antidepressivos. Dasgupta também afirmou que certas condições, como narcolepsia, apneia obstrutiva do sono e depressão, podem aumentar o risco de anormalidades do REM. Se você sofre de uma dessas condições e está passando por privação de sono, consulte um especialista em sono para obter orientação. Dasgupta afirmou que, por exemplo, com apnéia do sono, “no minuto em que iniciamos a terapia, as pessoas freqüentemente têm um rebote REM”.

É um mito moderno que você pode melhorar um estágio específico do sono, apesar de pesquisas recentes sugerirem que as pessoas podem ter um pouco mais de sono REM no inverno. Krieger afirmou: “O corpo não funciona assim. As pessoas querem manipular o sono e ter mais desse estágio específico.” No entanto, as pessoas não podem fazê-lo. A estrutura natural do sono não deve ser alterada; pelo contrário, deve ser salvaguardado.

Gurubhagavatula afirmou: “A maneira de obter um sono REM saudável é se concentrar em obter um sono saudável em geral e deixar seu cérebro fazer o resto.”

Robbins disse que levantar e ir para a cama na mesma hora todos os dias ajuda o corpo e o cérebro a saber quando descansar, o que facilita o sono. Manter um horário alimentar consistente e não comer muito tarde, exercitar-se com frequência, tomar sol pela manhã e evitar a luz azul à noite são comportamentos adicionais que ajudam a regular seu relógio biológico.

Gurubhagavatula aconselhou aderir a práticas recomendadas adicionais para a higiene do sono, como evitar álcool e estimulantes como nicotina e cafeína (especialmente no final do dia) e criar um ambiente escuro, silencioso e fresco para dormir. Além disso, você não deve desconsiderar a importância de estabelecer uma rotina de dormir para ajudá-lo na transição das atividades do dia para uma noite de descanso e recuperação, incluindo o período bizarramente ocupado durante o qual seu cérebro está em REM.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui