9.3 C
Paraná
terça-feira, maio 28, 2024
InícioGeralOficina ensina Origami a turistas e comunidade enquanto crianças...

Oficina ensina Origami a turistas e comunidade enquanto crianças descobrem bruxas no bosque

spot_img

Quem visitou a Praça do Japão nesta quinta-feira (6/1) teve a oportunidade de aprender a tradicional arte japonesa de dobrar papel e fazer seus próprios origamis, que são representações de objetos feitos com dobras geométricas no papel.

Os participantes da oficina, todos iniciantes, fizeram coelhos, que são mais fáceis. Também viram como fazer borboletas e pássaros, figuras um pouco mais elaboradas.

A professora Yoshie Ito, agente de leitura da Biblioteca Hideo Handa e responsável pela oficina, explica que dominar a técnica é uma questão de prática. “Começamos pelo básico, o coelho é fácil. Mas todo mundo que fez um barquinho, um aviãozinho de papel já domina um pouco do origami”, contou Yoshie.

A turista Márcia Kamimura de Souza, de Cascavel, matou saudades de Curitiba. Há 30 anos, ela morou na cidade, e esta semana decidiu visitar o litoral, mas antes resolveu ficar dois dias em Curitiba. “Até que meu coelho ficou bom”, divertiu-se.

O casal Daiane e Márcio Eduardo, de Erechim (RS), também participou da oficina, depois de comprar frutas na feirinha da Praça do Japão. Eles nunca tinham participado de atividades na biblioteca, apenas visitado a praça.  

As atividades especiais de férias nos Faróis de praça e bibliotecas temáticas da Secretaria Municipal da Educação começaram esta semana e seguem até o fim do mês, gratuitamente.

No Farol do Saber Tom Jobim (bairro Santa Quitéria), a agente de leitura Leunice Berghahn leu o livro Abrindo Caminhos, de Ana Maria Machado, para uma roda de conversa. Também teve participação dos usuários na Árvore dos desejos 2022, onde o público pode registrar seus desejos para este ano.

No Farol Emílio de Menezes, no Bigorrilho, a professora Jisseli Baggio conta que a unidade é bastante procurada pela comunidade, mesmo nas férias. “São mais de 250 empréstimos mensais, na média, e também recebemos muitas doações”, relatou.

Bruxas do Bosque

A Casa Encantada do Bosque Alemão mantém a contação de histórias com as bruxas para visitantes e turistas, no Vista Alegre (veja a programação completa e os horários no link abaixo).

No Memorial Árabe, ao lado do Passeio Público, tem contação de histórias, rodas de leitura e oficina Mão na Massa.

Os faróis estão preparados para garantir a segurança dos visitantes, com álcool gel e limitação de público, sendo obrigatório o uso de máscara.

Acesse aqui a programação completa para este mês.

Veja os detalhes das atividades.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui