23.5 C
Paraná
quinta-feira, maio 23, 2024
InícioGeralQuais são os maiores desertos do mundo?

Quais são os maiores desertos do mundo?

spot_img

Se te perguntassem qual é o maior deserto do mundo, qual seria sua resposta? Se você pensou em responder o Deserto do Saara, essa resposta estaria parcialmente correta. Mas então, quais são os maiores desertos do mundo e quão extensos eles são? Para responder isso primeiro vamos ver quais tipos de deserto existem no mundo.

Tipos de Desertos

Quando pensamos na maioria dos desertos na cultura popular, geralmente imaginamos um ambiente árido com dunas de areia. No entanto, existem quatro tipos principais de desertos na Terra, diferenciados principalmente pela temperatura e localização geográfica.

Os quatro principais tipos de desertos na Terra são:

  • Desertos quentes e secos: possuem temperaturas quentes e clima seco durante o ano todo.
  • Desertos semiáridos: têm verões longos e secos, com alguma chuva no inverno. São também mais frios do que os desertos quentes e secos.
  • Desertos costeiros: apresentam a maior umidade dentre os quatro tipos, mas ainda recebem pouca chuva.
  • Desertos frios: são secos e extremamente frios, com neve pesada e chuvas frequentes durante o inverno.

Agora que sabemos que existem desertos dos mais gelados àqueles de calor escaldante, vamos revelar quais os dez maiores desertos do mundo!

Deserto da Grande Bacia

O Deserto da Bacia do Grande é uma vasta região árida no oeste dos Estados Unidos, cobrindo 492.000 quilômetros quadrados de Nevada, Utah, Califórnia, Oregon, Idaho e Wyoming. Sua alta altitude (2.750 metros ou mais acima do nível do mar), terreno acidentado e escassos recursos hídricos tornam-no um dos lugares mais desolados do país, com grande parte da área recebendo menos de 25,4 centímetros de precipitação por ano. O Deserto da Bacia do Grande é caracterizado por grandes extensões de artemísia, salinas e leitos de lagos secos, sendo lar de diversas espécies únicas de plantas e animais adaptadas ao ambiente desértico. O décimo maior deserto do mundo é também uma área importante para a antropologia e história natural, com vários vestígios de habitação indígena por milhares de anos e algumas das plantas mais antigas do planeta. Por exemplo, o famoso pinheiro-bétula, conhecido como “Árvore Prometeu”, tinha entre 4.700 e 5.000 anos quando foi cortado em 1965.

Deserto Sírio

O Deserto Sírio, também conhecido como Badiyat ash-Sham, é uma região árida de 492.000 quilômetros quadrados no Oriente Médio, abrangendo partes da Síria, Jordânia e Iraque. É um ambiente áspero e inóspito caracterizado por grandes extensões de planícies áridas de areia e cascalho, montanhas rochosas e leitos de rios secos chamados uádis. Como muitos outros ambientes nesta lista, o Deserto Sírio proporciona um clima rigoroso apenas para as sociedades nômades mais resistentes. As famosas tribos beduínas se estabeleceram nesta área entre os séculos I e IV d.C., e muitas tribos ainda mantêm seu estilo de vida tradicional. No entanto, esses grupos e sua terra natal estão sob ameaça de vários desafios ambientais, incluindo perfuração de petróleo, superpastejo e aumento das temperaturas devido às mudanças climáticas.


Calaári

Este deserto semiárido é o oitavo maior do mundo. Abrange uma área de aproximadamente 569.797 quilômetros quadrados do atual Botsuana, Namíbia e África do Sul. Suas dunas de areia vermelha ondulantes e vastas savanas são lar de uma variedade de animais selvagens endêmicos do sul da África, incluindo leões, chitas, hienas, girafas e zebras. O Deserto do Kalahari também abriga várias tribos indígenas de San, que vivem nesta região há milênios e ainda mantêm sua cultura e tradições de unidades familiares próximas e vida de aldeia de caça e coleta.




Grande Deserto de Vitória

Este deserto australiano cobre uma área de 647.497 quilômetros quadrados em uma paisagem desolada no continente mais remotamente povoado do mundo. É uma vasta região composta principalmente por planícies gramadas planas, lagos salgados, pequenas montanhas, vales secos e platôs rochosos. Assim como o Deserto do Saara, com sua rica história de povos nômades, o Grande Deserto de Vitória é uma terra natal cultural e espiritual vital para as civilizações indígenas aborígines que vivem lá há milhares de anos.







Deserto da Patagônia

    O Deserto Patagônico, na América do Sul, é o sexto maior deserto do mundo e cobre uma área de 673.000 quilômetros quadrados na Argentina e no Chile. Com a imponente Cordilheira dos Andes e a Estepa Patagônica ao fundo, este deserto semiárido é rico em diversidade de plantas e animais, incluindo a Árvore Lenga e o Cipreste Patagônico. O povo Tehuelche chamou este lugar de lar por milhares de anos. Eles descendem de antigos artistas responsáveis pelas pinturas rupestres paleolíticas no sítio de patrimônio mundial da UNESCO conhecido como Cueva de las Manos. Explorar essas cavernas é viajar de volta no tempo para quando os primeiros humanos deixaram sua marca em seu mundo.




    Deserto de Gobi

    O imenso Deserto de Gobi é o quinto maior deserto do mundo, abrangendo 1,3 milhão de quilômetros quadrados. Este vasto deserto de sombra de chuva está localizado entre as imponentes montanhas do Himalaia e as estepes gélidas da Sibéria; é um deserto extremamente frio, com pouca vegetação ou precipitação, exceto por tempestades de gelo e neve. As temperaturas não ficam tão baixas aqui quanto na tundra ártica, mas o vento frio da Sibéria pode fazer com que as temperaturas caiam para -40 graus Celsius.

    O Deserto de Gobi também é um dos desertos mais historicamente importantes em nossa lista. Foi aqui que Genghis Khan estabeleceu seu Império Mongol, e várias rotas comerciais da Rota da Seda passaram por aqui desde 130 a.C., conectando a China com a Ásia Central e a região do Mediterrâneo. Como resultado, o Deserto de Gobi desempenhou um papel crucial na troca de bens, ideias e culturas entre diferentes civilizações, incluindo os Han chineses, mongóis, persas e europeus.

    Deserto da Arábia

    O Deserto da Arábia, não deve ser confundido com o Deserto Sírio ou o Deserto do Norte da Arábia, é o quarto maior deserto do mundo. É o segundo em massa terrestre total para desertos subtropicais, com uma área superficial expansiva de 2,6 milhões de quilômetros quadrados espalhados pela Península Arábica. O Deserto da Arábia também é lar de 102 espécies endêmicas de mamíferos e 310 espécies diferentes de aves.




    Deserto do Saara

    Quando você pensa em um deserto com dunas de areia, camelos e oásis ocasionais, provavelmente está imaginando o icônico Saara do Norte da África. O Saara é o maior deserto quente e o terceiro maior deserto do mundo, abrangendo 9,1 milhões de quilômetros quadrados de paisagens áridas e ventosas. O Saara Ocidental se estende até o Oceano Atlântico, enquanto também domina completamente a parte norte da África, estendendo-se do Mar Vermelho ao Mediterrâneo. Perto desses sistemas costeiros, o Saara pode receber entre 10 e 25 centímetros de precipitação por ano. Ainda assim, os mares de areia interiores que compõem a maior parte da massa terrestre raramente recebem mais do que um quarto de polegada de chuva anualmente.

    Surpreendentemente, o Saara continua crescendo. Um estudo descobriu que o deserto cresceu 10% desde 1920. Muitos pesquisadores concordam que essa tendência continuará até que os seres humanos reduzam drasticamente as emissões e outras formas de poluição atmosférica.

    Deserto Polar Ártico

    As regiões polares da Terra são lar dos dois maiores desertos do mundo. O deserto frio do Ártico inclui a tundra polar do Canadá, Groenlândia e Rússia e, juntos, é o segundo maior deserto do mundo. O enorme Deserto Polar Ártico, com 13,9 milhões de quilômetros quadrados, é apenas alguns quilômetros quadrados menor que seu homólogo no polo sul. Este deserto recebe pouca ou nenhuma precipitação, em parte devido às suas temperaturas extremamente frias e ar seco. A neve cai, mas raramente derrete. Apesar dessas condições, o Deserto Polar Ártico é lar de inúmeras espécies de aves resistentes, morsas e ursos polares.

    Deserto Polar Antártico

    A Antártica é o maior continente, bem como o maior deserto do mundo. Esta terra árida domina o Polo Sul com uma enorme área superficial de 14,2 milhões de quilômetros quadrados. A Antártica também é o continente mais ventoso e lar de um dos lugares mais secos da Terra — os Vales Secos de McMurdo. A região dos Vales Secos de McMurdo é a única área registrada na Terra desprovida de qualquer forma de vida microbiana.

    Para um espaço tão grande coberto por gelo aparentemente interminável, pode ser estranho saber que o maior deserto do mundo só recebe 2 centímetros de precipitação por ano. Infelizmente, este topo da lista dos maiores desertos do mundo pode não estar garantido por muito tempo. Com as mudanças climáticas e os níveis sem precedentes de derretimento de gelo nos polos da Terra, desertos polares como este podem encolher nos próximos anos, levando a um aumento do nível do mar e a uma perturbação irreparável desses ecossistemas essenciais e frágeis.

    spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    hot news

    Publicidade

    ARTIGOS RELACIONADOS

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui